Por victor.duarte
São Paulo - Os reservatórios do Sistema Cantareira registraram aumento pelo terceiro dia consecutivo, segundo medição da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Com a chegada das chuvas de verão, o volume de água subiu de 6,7% na terça-feira, para 7% na quarta-feira, 7,2% na quinta-feira e 7,4% nesta sexta.
Nível da água no Sistema Cantareira sobe pelo terceiro dia consecutivoDivulgação

As elevações interrompem uma sequência de 252 dias de quedas ou manutenção dos percentuais. A última vez que o nível do Cantareira subiu foi no dia 16 de abril deste ano. A precipitação entre os dias 23 e 26 somou 83,3 milímetros (mm), ajudando a elevar o acumulado do mês para 143,2 mm. A média histórica para dezembro é 220,9 mm.

A chuva também fez subir o nível dos outros principais mananciais que abastecem a Grande São Paulo. O Alto Tietê passou de 11,6% na quinta para 11,9% nesta sexta-feira. Esse manancial recebeu precipitação de 2,4 milímetros. O Guarapiranga recebeu maior volume de chuvas, o equivalente a 24 mm. Os reservatórios subiram de 38,9% na quinta para 39,9% nesta sexta.

Apesar da melhora, a Sabesp pede para que a população continue economizando água. Desde 1º de fevereiro, os clientes ganham desconto na conta quando reduzem seu consumo.