Mais Lidas

Nível da água do Sistema Cantareira aumenta pelo terceiro dia consecutivo

Chuva também fez subir o nível dos outros principais mananciais que abastecem a Grande São Paulo

Por victor.duarte

São Paulo - Os reservatórios do Sistema Cantareira registraram aumento pelo terceiro dia consecutivo, segundo medição da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Com a chegada das chuvas de verão, o volume de água subiu de 6,7% na terça-feira, para 7% na quarta-feira, 7,2% na quinta-feira e 7,4% nesta sexta.

Nível da água no Sistema Cantareira sobe pelo terceiro dia consecutivoDivulgação

As elevações interrompem uma sequência de 252 dias de quedas ou manutenção dos percentuais. A última vez que o nível do Cantareira subiu foi no dia 16 de abril deste ano. A precipitação entre os dias 23 e 26 somou 83,3 milímetros (mm), ajudando a elevar o acumulado do mês para 143,2 mm. A média histórica para dezembro é 220,9 mm.

A chuva também fez subir o nível dos outros principais mananciais que abastecem a Grande São Paulo. O Alto Tietê passou de 11,6% na quinta para 11,9% nesta sexta-feira. Esse manancial recebeu precipitação de 2,4 milímetros. O Guarapiranga recebeu maior volume de chuvas, o equivalente a 24 mm. Os reservatórios subiram de 38,9% na quinta para 39,9% nesta sexta.

Apesar da melhora, a Sabesp pede para que a população continue economizando água. Desde 1º de fevereiro, os clientes ganham desconto na conta quando reduzem seu consumo.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia