Por victor.duarte

Brasília - A empresa japonesa de videogames Nintendo cancelou nesta sexta-feira a distribuição oficial de jogos e consoles no Brasil pela elevada carga tributária e os "contínuos movimentos" do mercado do país.

"Os desafios no ambiente local de negócios fizeram insustentável nosso modelo de distribuição atual no país", disse em comunicado o diretor e gerente geral para a América Latina da Nintendo, Bill van Zyll, ao anunciar que os produtos da firma deixarão de ser vendidos neste mesmo mês no Brasil.

Nintendo é criadora de sucessos como "Super Mario Bros" Divulgação

O diretor atribuiu esta medida às altas tarifas para a importação no setor dos videogames e ao fato de que a multinacional japonesa não tenha uma operação para fabricar seus produtos no país. No entanto, Van Zyll também assegurou que a companhia "vigiará a evolução do ambiente de negócios e avaliará a melhor maneira de servir" os "fanáticos brasileiros no futuro".

A decisão da Nintendo significa o fim das operações da Gaming do Brasil, a distribuidora da companhia no país durante os últimos quatro anos, mas não o da empresa Jogos de Vídeo América Latina (GmbH), que seguirá sendo a representante de Nintendo na região. Por enquanto, "não há planejada nenhuma outra mudança para outros mercados da região", indicou o diretor-executivo de Jogos de Vídeo América Latina, GmbH, Bernard Josephs, na mesma nota de imprensa.

Você pode gostar