Falta de energia elétrica deixa 1,2 milhão de pessoas sem água em São Paulo

Queda de energia às 4h da manhã desta quinta-feira afetou a operação de duas estações elevatórias do estado de SP

Por victor.duarte

São Paulo - A falta de energia elétrica provoca desabastecimento de água em diversas cidades do estado de São Paulo e bairros da capital paulista. De acordo com a Empresa de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a queda de energia foi às 4h da manhã desta quinta-feira e afetou a operação de duas estações elevatórias: a Jardim São Luiz, que está com a energia reestabelecida, e a João XXIII, que recebe eletricidade de forma irregular. As estações são necessárias para o abastecimento de água.

Vista aérea da represa de Jaguari%2C parte do Sistema Cantareira%2C em Bragança Paulista Reuters

A paralisação da elevatória João XXIII deixa sem água os municípios de Taboão da Serra, Embu, Itapecerica da Serra, e parte de Cotia - cidades da Grande São Paulo - e ainda a região do Jardim Arpoador, na capital. A estação atende 600 mil pessoas, e o fornecimento será retomado a partir do momento em que a energia voltar.

Na capital, na região dos bairros Jardim São Luiz, Jardim Ângela, Parque Fernanda e Capão Redondo, na zona Sul, o abastecimento foi prejudicado devido à falta de energia na Estação Elevatória de Água Jardim São Luiz, que atende a 620 mil pessoas. O fornecimento de energia, interrompido por volta das 4h, foi restabelecido às 10h. A previsão é que o abastecimento de água bairros seja normalizado até amanhã cedo.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia