Pescador morre após ser atingido por um raio durante tempestade no Guarujá

Homem estava retirando barco de alumínio do mar, na Praia Santa Cruz dos Navegantes, quando o raio o atingiu

Por victor.duarte

Ficar em um campo aberto de futebol durante tempestades com raios é correr grave risco de ser atingido Márcio Mercante / Agência O Dia

São Paulo - Um homem de 35 anos foi atingido por um raio nesta segunda-feira, por volta das 10h40 da manhã, durante tempestade no Guarujá, litoral de São Paulo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, Daniel Francisco dos Santos, que era pescador, estava retirando seu barco de alumínio do mar, na Praia Santa Cruz dos Navegantes, quando o raio o atingiu. Ele chegou a ser levado para o pronto-socorro local, mas não resistiu.

De acordo com levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de pessoas mortas por raios no Brasil chegou a 98 em 2014 - uma a menos do que o registrado em 2013. Para fazer o estudo, o Elat usou informações da imprensa, Defesa Civil e Ministério da Saúde.

A maior parte das mortes por raios aconteceu em São Paulo (17), Maranhão (16), Piauí (7), Amazonas e Pará (seis mortes em cada um).

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia