Por clarissa.sardenberg

Rio - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já estaria se preparando para as eleições de 2018, segundo o jornal Folha de S. Paulo nesta segunda-feira. Mesmo com a presidenta Dilma Roussef apenas no segundo mês de seu segundo mandato, Lula já faz campanha entre aliados para a volta à presidência, de acordo com a publicação.

Logo após o Carnaval, Lula teria planejada uma agenda de viagens pelo país para mobilizar bases partidárias, mas sem objetivo declarado. De acordo com o jornal, a princípio as aparições seriam colocadas como uma estratégia de contenção da crise da Petrobras, que abalou fortemente o PT.

Outro dos principais objetivos das viagens partidárias do ex-presidente seria desencorajar possíveis candidaturas ao cargo. Lula planeja passar uma temporada em cada estado e resolver disputas internas no partido. O ex-presidente ocupou o cargo entre 2003 e 2010.

Lula posou sorridente para foto%2C após confirmar voto em urna eletrônica na última eleiçãoAnderson Gores / Agência O Dia

A crise no Partido dos Trabalhadores foi um dos temas do discurso de Lula na última sexta-feira na comemoração de 35 anos do partido. O ex-presidente afirmou que o PT se tornou um "partido igual aos outros".

"Muitos de nós estão mais preocupados em manter – e se manter – nessas estruturas de poder do que em fazer a militância partidária que estava na origem do PT. É nesse ambiente que alguns, individualmente, cometem desvios que nos envergonham diante da sociedade e perante a história do PT", declarou Lula.

Você pode gostar