Por tiago.frederico

Goiás - A cirurgia de separação dos gêmeos siameses Arthur e Heitor, ambos de 5 anos, durou 15 horas e terminou ainda na madrugada desta quarta-feira. Segundo informações da TV Anhanguera, os médicos disseram que as próximas 48 horas serão decisivas para a recuperação dos garotos.

De acordo com o Hospital Materno Infantil, onde a operação foi realizada, os meninos seguem internados em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e respiram com a ajuda de aparelhos. Os médicos da unidade disseram que tudo ocorreu conforme o esperado e que, inclusive, houve uma surpresa. Durante a cirurgia, descobriu-se que os meninos possuíam um intestino, uma bexiga e uma vesícula, ao contrário do que se acreditava.

Arthur e HeitorReprodução

Os irmãos eram unidos pelo tórax, abdômen e bacia e compartilhavam o fígado e a genitália. Os dois nasceram com três pernas, porém apenas uma foi preservada para cada gêmeo. A terceira foi usada pelos médicos na recuperação individual dos garotos.

O acompanhamento dos irmãos siameses em Goiás começou antes mesmo da mãe deles, Eliana Ledo Rocha dar à luz. Baiana, ela se mudou de Riacho de Santana para Goiânia em 2009, um mês antes do parto, que foi realizado em maio. Depois do nascimento, os irmãos chegaram a serem levados para a Bahia por um período, mas retornaram a Goiás em 2010 e desde então se preparavam para a cirurgia. O pai das crianças ficou cuidando da irmã mais velha, de 7 anos, no Nordeste.

Em entrevista à TV local, Eliana disse que, embora haja restrições físicas, seus filhos não possuem problema cognitivo. Eles, inclusive, são alfabetizados e já sabem ler e escrever. Os irmãos também possuem personalidades diferentes.

Você pode gostar