Por tamara.coimbra

Bahia - Agentes da Penitenciária Lemos Brito, em Salvador, na Bahia, encontraram fotos em que presos aparecem em uma "confraternização" com churrasco e cerveja. Além disso, imagens mostram outros privilégios como uso de aparelhos como esteira e bicicleta ergométrica. As fotos foram encontradas em celulares apreendidos em 2014 e revelam como os chefes dos pavilhões, chamados de "frentes", aproveitam as regalias.

Detento exibe facão e carne de churrasco em penitenciária da BahiaDivulgação / Sinspeb

O presídio tem capacidade para 771 pessoas, porém atualmente comporta 1.315 presos. A penitenciária Lemos Brito é considerada uma das cinco piores de todo o Brasil.

Segundo jornal Folha de S.Paulo, o churrasco contou com pilhas de cerveja. Em uma das imagens, um preso aparecem reunidos em um churrasco. Já em outra foto, um detento posa com uma esteira e uma bicicleta ergométrica. Algumas das celas possuem ainda liquidificador e ventiladores,s egundo a publicação.

De acordo com o presidente do sindicato dos agentes penitenciários da Bahia (Sinspeb), Reivon Sousa Pimentel, a prostituição ilegal também ocorre na penitenciária.

Mercado na cadeia 

O Sinspeb disse ainda que há entrada livre de pilhas de refrigerante, de frango, feijão e de carne. A mercadoria é vendida pelos próprios presos em lojas improvisadas.

Pimentel disse à Folha de S.Paulo que "até caminhão-baú fechado entra no complexo e ninguém revista". Segundo o presidente da Sinspeb, há um acordo entre a direção da unidade como moeda de troca para evitar rebeliões. O governo da Bahia não comentou a acusação.

Além disso, as encomendas que possuem dificuldades para entrar no presídio com a visita de parentes são arremessadas pelo muro. Coniventes com os detentos atiram itens como aprelhos de celulares, drogas e cigarros embrulhados.

Um inquérito civil foi aberto pelo Ministério Público Estadual da Bahia, para apurar as condições gerais da unidade. O processo deve resultar em uma ação civil pública. Em última instância, o procedimento poderá pedir a intedição da cadeia.

O governo da Bahia se pronunciou sobre o caso, e afirmou ao jornal que a penitenciária Lemos Brito tem passado por reformas e que o complexo ganhará mais duas unidades. Além disso relatou que as denúncias do sindicato são um pouco exageradas, mas não detalhou quais. No entanto, reconheceu que ocorre arremesso de obejtos e que está instalando grades mais altas.

Preso posa com uma esteira e uma bicicleta ergométrica em SalvadorDivulgação / Sinspeb


Você pode gostar