Por clarissa.sardenberg

Rio - O fim da transmissão analógica da TV aberta vai começar a ser anunciado a partir desta quarta-feira para os moradores de Rio Verde e do Distrito Federal. O telespectador vai poder identificar uma transmissão analógica através da letra "A" , que surgirá como uma espécie de alerta na tela, indicando que em breve a transmissão só estará disponível no formato digital.

Segundo a Anatel, em entrevista coletiva nesta terça-feira, as mensagens servem para comunicar os telespectadores sobre as necessidades de atualizarem seus aparelhos e a adesão será avaliada por meio de pesquisa. Para que o fim da transmissão analógica ocorra, é necessário que 93% das residências das regiões selecionadas estejam preparadas para receber o formato digital.

No anúncio sobre o início da campanha estavam presentes Ricardo Berzoini, ministro das Comunicações, João Rezende, presidente da Anatel, e Rodrigo Zerbone, presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired).

O desligamento do formato está previsto para abril de 2016 no DF e em onze cidades os estados de Minas Gerais e Goiás. Dois meses antes do desligamento total do sinal analógico, o alerta "A" será fixo, acompanhado por uma contagem regressiva no canto da tela.

A digitalização do sinal traz benefícios conhecidos, como melhorias no som, imagem, interatividade e multiprogramação. O desligamento deve chegar às regiões metropolitanas como São Paulo e Rio de Janeiro no ano seguinte, em maio e novembro, respectivamente.

Você pode gostar