Por fernanda.macedo

São Paulo - A multinacional Coca-Cola perdeu em segunda instância um processo de plágio contra uma marca de refrigerantes brasileira à qual acusou de ter copiado o rótulo e a cor de um de seus produtos.

O tribunal julgou improcedente a acusação realizada pela companhia americana contra a fabricante brasileira de bebidas Fors de plagiar o rótulo da Coca-Cola Life, de cor verde.

A Coca-Cola Life é a primeira das bebidas da multinacional naturalmente adoçada e baixa em calorias, elaborada com stévia, uma planta originária do Paraguai e que é 300 vezes mais doce que o açúcar.

Coca-Cola Life e Fors Cola LifeDivulgação

Meses depois do lançamento da Fors Cola Life, a Coca-Cola questionou na justiça a semelhança entre as duas bebidas - que possuem rótulos verde e utilizam a expressão "life" ("vida", em inglês).

Em 2014, a justiça decidiu a favor da multinacional americana e obrigou a Fors a retirar o produto de circulação, além de cancelar a publicidade. No entanto, a marca brasileira, instalada em Franca (SP), entrou com um recurso que agora foi decidido a seu favor.

"A autora (Coca-Cola) não possui direito exclusivo do uso da cor verde, nem da palavra 'life', conforme o artigo que regula os direitos e obrigações relativos à propriedade industrial", diz a sentença.

A Coca-Cola Company informou que recorrerá da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Você pode gostar