Temporal faz rio transbordar e deixa cidade debaixo d'água na Bahia

Prefeitura de Lauro de Freitas decretou estado de alerta devido às chuvas. Milhares foram afetados por temporais no Estado

Por luis.araujo

Alagamento na cidade de Lauro de Freitas Divulgação/Defesa Civil

Bahia - Um forte temporal atingiu a Região Metropolitana de Salvador e prejudicou milhares de pessoas de bairros e cidades da área, entre a última sexta-feira e sábado. A Defesa Civil do Estado decretou situação de emergência em ao menos três localidades. Em Lauro de Freitas, a 30 km da capital baiana, o Rio Ipitanga transbordou, invadindo ruas, avenidas e residências.

A situação se complicou na madrugada do último sábado, quando a prefeitura do município de 185 mil habitantes decretou estado de alerta para alagamentos em toda a cidade, com áreas com risco de deslizamento. A chuva durou praticamente toda a noite e continuou ao longo da manhã, o que levou o prefeito Márcio Paiva (PP) a cancelar todos os eventos programados para o dia.

"Algumas vias da cidade ficaram alagadas, mas graças ao trabalho constante de limpeza de bueiros, rios, corrégos e serviços de drenagem os transtornos não foram graves e já estão sendo controlados. A gestão pública está trabalhando e solicita a compreensão de todos vocês" disse em nota a prefeitura de Lauro de Freitas.

Caos em Salvador
O temporal que atigiu a região desde sexta-feira também afetou severamente a capital baiana. À noite, veículos trafegavam pela contramão na orla das praias devido às enchentes, conforme descreveu o jornal "Tribuna da Bahia".

Rio transbordou e alagou diversos bairros de Lauro de Freitas Divulgação/Defesa Civil

A Defesa Civil da Bahia afirma que ao menos três áreas entraram em situação de emergência na noite de sexta-feira: Salvador e Candeias, na Região Metropolitana, e Santo Amaro, no Recôncavo Baiano.

Ao menos 15,5 mil pessoas foram afetadas pelo temporal nas três cidades.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia