Por victor.duarte

São Paulo - A Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o Tribunal de Justiça (TJSP) do estado de São Paulo anunciaram, nesta segunda-feira, medidas de combate à violência nos estádios de futebol. A partir de agora, torcedores impedidos pela Justiça de assistir às partidas terão de prestar serviços comunitários em locais públicos, no horário do jogo.

Eles serão obrigados a permanecer nos locais em que prestarão serviços comunitários – como na Rede de Reabilitação Lucy Montoro ou no Corpo de Bombeiros – por duas horas antes, durante e duas depois das partidas. Também está em estudo o uso de tornozeleiras eletrônicas, de modo a aumentar a eficácia da fiscalização das medidas restritivas.

Torcedores de Vasco e Corinthians brigaram no Estádio Mané GarrinchaJosemar Gonçalves / Jornal de Brasília / Agência O Dia

Até hoje, os que estão impedidos de ir aos estádios tinham de comparecer a uma delegacia de polícia no horário dos jogos. “A restrição à pessoa, que tinha de comparecer duas horas antes, as duas horas do jogo e duas horas depois, não pode ser algo inútil. Agora, serão aplicadas penas de prestação de serviços à comunidade”, esclareceu o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes.

O TJSP também criou o Anexo Judicial de Defesa do Torcedor, que terá a competência estendida para atuar em crimes nos estádios e nos que estiverem relacionados a eles. Outra medida será a criação de um canal específico no Disque Denúncia para receber informações sobre casos de violência relacionada com o futebol.

Segundo o secretário, ainda está em discussão a utilização de torcida única em jogos de grande rivalidade, além do fechamento de bares nas proximidades dos estádios.

Você pode gostar