São Paulo - A presidenta Dilma Rousseff caiu no ranking das mulheres mais poderosas do mundo, editado anualmente pela revista "Forbes", e aparece na sétima posição da lista, divulgada nesta terça-feira. No ano passado, Dilma estava no quarto lugar do ranking.
"Pedidos pela renúncia de Dilma Rousseff foram cantados pelas ruas do Brasil no início deste ano, poucos meses após o início do seu segundo mandato", diz o texto do perfil da presidenta na publicação.
Segundo o site, "como a primeira presidenta do Brasil, ela foi eleita em 2010 e estava no caminho para acabar com a pobreza na sétima maior economia do mundo. Porém, as esperanças de seus apoiadores estão despencando."
O perfil da "Forbes" ainda acrescenta que "Dilma Rousseff, que conduziu a campanha eleitoral com a promessa de aproveitar os recursos do petróleo para fortalecer a economia, está agora lutando com um escândalo de corrupção que envolve a companhia de petróleo nacional Petrobras."
De acordo com a revista, a lista das mulheres mais poderosas do mundo é feita com base em quatro pontos: patrimônio, esferas de influência, impacto e presença na mídia.
Veja o ranking:
10. Michelle Obama ocupa o 10º lugar da lista. Mulher do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ela é a primeira afro-descendente a ocupar o posto de primeira-dama.
9. Na 9ª posição, está Susan Wojcick, diretora-executiva do Youtube.
8. Sheryl Sandberg, chefe operacional do Facebook desde 2008, ocupa o 8º lugar das mulheres mais poderosas do mundo.
7. A presidenta brasileira Dilma Rousseff caiu três posições e, neste ano, está na 7ª posição da lista.
6. Diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde ocupa o 6º lugar do ranking.
5. Mary Barra está na 5ª posição da lista das mulheres mais poderosas do mundo. Ela é a CEO da empresa General Motors.
4. Na 4ª posição, está Janet Yellen, economista e professora norte-americana que se tornou presidente do Fed, banco central dos Estados Unidos, em fevereiro de 2014.
3. Melinda Gates é mulher do fundador da Microsoft, Bill Gates, e co-fundadora e co-presidente da Fundação Bill e Melinda Gates. Ela ocupa o 3º lugar do ranking.
2. Pré-candidata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton ficou com o 2º lugar da lista.
1. A chanceler alemã, Angela Merkel, continua a ser, pelo quinto ano consecutivo, a mulher mais poderosa do mundo. Esta é a décima vez que ela aparece na lista anual da "Forbes" desde sua criação, em 2004.