Incêndios levam Minas Gerais a declarar situação de emergência no estado

Medida permite rápida liberação de recursos financeiros para diminuir os riscos de graves danos humanos

Por luis.araujo

Belo Horizonte - O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, determinou situação de emergência em todo o estado devido aos incêndios que atingem diversas regiões. A medida permite a rápida liberação de recursos para diminuir os "riscos de graves danos humanos, sociais, materiais e ambientais" às populações atingidas.

O decreto foi publicado neste sábado em edição extra do Diário Oficial de Minas Gerais. No texto, o governo declara haver "prolongada estiagem" no estado. A medida entra em vigor imediatamente e vale por 90 dias.

Equipes vem tentando combater incêndios que vem aumentando em Minas GeraisReprodução / Corpo de Bombeiros Minas Gerais

Neste domingo, equipes do Corpo de Bombeiros continuam trabalho de combate a incêndios que atingem o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, em Belo Horizonte, e a vegeração da Serra da Piedade, na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a corporação, até sexta-feira (16) ainda não havia estimativa da área queimada.

De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, a umidade relativa do ar pode alcançar, na tarde deste domingo, o estágio de emergência, abaixo dos 12%, nas regiões Triângulo, Central e Noroeste. No total, 113 cidades do estado estão em situação de emergência em decorrência da seca e estiagem que atinge a região.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia