Por felipe.martins

Rio - O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil e único fugitivo do Mensalão, Henrique Pizzolato, finalmente chegou nesta sexta-feira ao Complexo da Papuda, em Brasília, para cumprir restante da sentença de 12 anos e 7 meses de prisão à qual foi condenado no processo do Mensalão. E Pizzolao estará em ‘boa’ companhia.

O subsecretário do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, João Lossio, disse que o ex-diretor do BB dividirá a cela com outros dois presos – Elton Antonio dos Santos, condenado por estupro e violência doméstica, e José Carlos Alves dos Santos, ex-assessor do Senado que cumpriu pena pela morte da esposa e foi condenado pelo chamado escândalo dos anões do Orçamento nos anos 1990.

Pizzolato foi levado por agentes federais ao complexo da Papuda onde deverá cumprir resto da penaAgência Brasil

Na mesma ala, está Ramon Hollerbach, outro dos condenados no julgamento do Mensalão. Dividem a cela com Hollerbach o ex-deputado Natan Donadon e um preso condenado por estupro. No total, a ala tem 27 presos (91 no bloco 5), informou Lossio. Outra má notícia para Pizzolato é que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse ontem que o Ministério Público Federal vai cobrar R$ 170 mil dele pelos gastos do órgão com sua extradição da Itália.

Segundo Janot, as despesas se referem a viagens, tradução de documentos, e três vídeos realizados na penitenciária da Papuda, em Brasília, e em dois presídios de Santa Catarina para demonstrar às autoridades italianas que Pizzolato, como cidadão italiano, teria tratamento digno nas prisões brasileiras. Outra iniciativa do MPF, segundo Janot, será a repatriação de 113 mil euros (cerca de R$ 496 mil) apreendidos com Pizzolato na Itália.

E não para por aí. o Ministério Público Federal quer apresentar denúncia contra Pizzolato junto à Justiça brasileira pelos crimes de lavagem de dinheiro, no Rio de Janeiro, e uso de documento falso em Santa Catarina. Pizzolato fugiu do Brasil em setembro de 2013 com destino à Itália. Ele usou documentos de um irmão mor, foi preso na Itália, na casa de um sobrinho com a mulher.

Você pode gostar