Mais Lidas

Moradores do Ceará são surpreendidos com chuva de granizo

Vórtice Ciclônico de Altos Níveis causou chuva em estado

Por tiago.frederico

Ceará- Moradores da Serra da Ibiapaba, no Noroeste do Ceará, foram surpreendidos com chuva de granizo na tarde desta quinta-feira. Na última quarta-feira, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informou que haveria condições favoráveis à chuva no Ceará por causa da atuação de um sistema meteorológico chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Em nota, a fundação confirmou a atuação desse sistema no estado e uma maior intensidade dele na região noroeste, o que explica a chuva de granizo na Serra da Ibiapaba.

Pela previsão da Funceme, a chuva deve continuar no Ceará até domingo.

O boletim atualizado na manhã desta sexta-feira mostra que foram registradas precipitações em 23 dos 184 municípios cearenses. Os dois maiores índices foram em cidades da Serra da Ibiapaba: Ubajara, com 70 milímetros (mm), e Viçosa do Ceará, com 51 mm.

Para o dia, a previsão é de céu claro a nublado, com possibilidade de chuva em todas as regiões do Ceará.

De acordo com a Funceme, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis tem previsibilidade baixa e normalmente atua nos meses antes da estação chuvosa (a chamada quadra chuvosa, que vai de fevereiro a maio). A fundação está em regime de plantão neste feriado prolongado e monitora diariamente o deslocamento do vórtice.

Chuvas levam 12 municípios do RS a decretar situação de emergência

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul levaram 12 municípios a decretarem situação de emergência, conforme último boletim da Defesa Civil do estado, divulgado nesta quinta-feira. Um novo comunicado deve ser publicado no fim da tarde desta sexta-feira.

As localidades em situação de emergência são: Liberato Salzano, Trindade do Sul, Nonoai, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Guarani das Missões, Roque Gonzáles, Cândido Godói, Uruguaiana, Quaraí, Passa Sete e Não Me Toque.

Segundo a Defesa Civil, equipes estão vistoriando áreas de risco e prestando suporte técnico às prefeituras com a finalidade de tornar o processo de decretação mais ágil.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia