Por tamyres.matos

Passar em um concurso público exige dedicação. É preciso encontrar tempo para organizar os estudos e cumprir o cronograma que o edital pede para as provas. Sábados, domingos, feriados e algumas horas em que ficamos em frente à TV nem sempre vendo algo interessante são pequenos períodos que, se somados, farão grande diferença para quem está precisando encontrar um tempo para se preparar.

Por Claudia Jones

PERGUNTA E RESPOSTA

Tenho vontade de estudar, mas sempre aparece alguma coisa que toma o tempo. Já fiz concursos mas percebi que durante a preparação, fiquei assoberbada e não estudei como deveria e não passei em nenhum deles. O que devo fazer?
>Amanda, Catete

Amanda, você não é a primeira e nem será a última pessoa a falar sobre isso. Muitas pessoas têm me procurado em busca de informações sobre concursos, mas percebi que, boa parte, desistiu de se inscrever em curso e estudar sob a alegação de falta de tempo. Uma hora a “desculpa” é a faculdade, outra o trabalho, os filhos, a família. Claro, todos nós temos afazeres que não se limitam à vida de concursando.

Mas, é preciso estabelecer prioridades em tudo o que se faz.
Já imaginou se tivesse levado a sério os estudos durante a primeira preparação? Talvez tivesse chegado ao objetivo já no primeiro.

É necessário uma boa preparação para alcançar o objetivo que é conquistar a vaga. Temos feriados, fins de semana, algumas horas em que ficamos em frente à TV nem sempre vendo algo interessante. Esses pequenos períodos, se somados, farão grande diferença. E isso tudo, sem abrir mão de coisa alguma.

O mercado público tem oferecido tantas vagas, e, com certeza, uma delas pode encaixar-se perfeitamente em você. Busque orientação com professores e amigos que já passaram por essa etapa. Isso vai ampliar seus horizontes e você perceberá que tudo é questão de disciplina, organização e dedicação.

Se você sempre colocar obstáculos e não começar a estudar vai ser difícil passar. Não existe varinha de condão capaz de fazer a mágica da aprovação. Ou estuda ou estuda. E, para isso, precisará de tempo. Reveja suas atividades e prioridades. Esse é o caminho!

Claudia Jones é jornalista especializada em concursos públicos

Você pode gostar