Por bferreira

Rio - Com a abertura da nova sede do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical, no Rio, segurados do INSS sindicalizados passam a ter a opção de fazer empréstimo consignado com juros mais baixos. A representação da entidade, que será inaugurada em 18 de julho, abrigará a Cooperativa de Crédito Mútuo (Coopernapi), conforme a Coluna do Aposentado do DIA antecipou em 9 de fevereiro. O objetivo é trazer para o Rio o mesmo modelo de São Paulo com juros de 0,7% (seis meses) a 1,5% (60 meses), abaixo do teto de 2,14% estabelecido para bancos conveniados à Previdência.

O mutirão do INSS na Central do Brasil continua hoje. Ontem%2C mais de 600 segurados foram atendidosAlexandre Vieira / Agência O Dia

“Vamos apresentar o projeto ao Banco Central para ter autorização. Além do Rio, vamos levar a cooperativa a Minas Gerais, Paraná e Bahia”, explicou o diretor financeiro do sindicato, Marcos Bulgarelli.

Segundo ele, a iniciativa funcionará como se fosse um banco. O prazo estimado para a cooperativa começar a atuar no Rio é de até um ano. “O aposentado poderá abrir conta-corrente, pagar contas e receber o benefício na própria cooperativa” explica.

O prédio da nova sede fica no Mercado das Flores 5, na Praça Olavo Bilac, próxima à Rua Uruguaiana, no Centro. Lá, serão oferecidos aos associados do sindicato serviços de atendimento jurídico, plano de saúde mais barato, além do empréstimo consignado com juros baixos.

O associado terá que marcar hora para a consulta com advogados. Conforme a demanda, o número de profissionais aumentará.

Conselho é reinstalado

O Conselho de Previdência do Rio foi reinstalado ontem. Dez conselheiros tomaram posse com missão de elaborar propostas de políticas públicas para o setor . A primeira reunião será dia 18 de julho. O conselho tem representantes do governo, aposentados, empresários e trabalhadores.

O mutirão do INSS na Central do Brasil concedeu ontem sete aposentadorias e fez 613 atendimentos. O mais solicitado foi o de contagem de tempo de contribuição. O serviço continua hoje.

Você pode gostar