Por bferreira

Rio - Termina hoje o prazo para o trabalhador que ganha até dois salários mínimos sacar o abono de R$ 678 do PIS/Pasep, referente ao calendário 2012/2013. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os beneficiários que ainda não retiraram o dinheiro somam mais de um milhão. No Rio, 95.722 cadastrados no PIS não receberam o abono, segundo a última pesquisa feita pela Caixa Econômica Federal.

De um total de 20,7 milhões de trabalhadores brasileiros com direito ao benefício, 19,6 milhões já fizeram o saque. Esse número representa 94,84% do total e custou mais de R$ 12 bilhões em recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), segundo informações divulgadas ontem pelo ministério.

ÚLTIMA CHANCE

Aqueles que ainda não sacaram o benefício devem correr. Se o valor não for retirado até o fim do expediente bancário de hoje, o abono será devolvido ao FAT, ou seja, o trabalhador perde o direito a recebê-lo. As ascensoristas Márcia Couto, de 49 anos, e Angélica Rocha, 24, estão entre os mais de 95 mil cariocas que ainda não sacaram o abono do PIS.

“Nós duas não sabíamos que amanhã era o último dia para retirar o benefício. Vou logo cedo pegar esse dinheiro. Pretendo usá-lo para ajudar na construção da minha casa”, conta Márcia.

Angélica ficou animada ao lembrar que tinha o valor de um salário mínimo para receber. “Vou guardar, até decidir o que fazer”, afirma.

Confira as condições para receber

O benefício do PIS/Pasep é anual e corresponde a um salário mínimo, vigente na data de pagamento.

Para receber o abono, o trabalhador deve ter, no mínimo, cinco anos de cadastramento no Programa de Integração Social (PIS), destinado a funcionários da iniciativa privada, ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

É exigido que os beneficiários tenham trabalhado, no mínimo, 30 dias, consecutivos ou não, em 2011 com carteira de trabalho assinada por empresa e tenham recebido, em média, até dois mínimos mensais. Os demais trabalhadores têm direito a rendimentos do benefício.

Além disso, é necessário que os trabalhadores sejam mencionados no Relatório Anual de Informações Sociais (Rais).

Para saber se tem direito ao abono salarial do PIS, o trabalhador pode ligar para 0800-726-0207 ou acessar www.caixa.gov.br.

Saque pode ser feito em lotéricas

Para receber o abono, trabalhadores inscritos no PIS devem se dirigir às agências da Caixa e os servidores no Pasep, ao Banco do Brasil. Aqueles que tiverem Cartão Cidadão da Caixa com senha cadastrada podem fazer o saque em casas lotéricas, caixas de autoatendimento e postos do Caixa Aqui. Para retirar o dinheiro, é preciso apresentar documento de identificação e número de inscrição no PIS ou Pasep.

Você pode gostar