Por bferreira

Rio - Os caçadores de ofertas na internet têm mais um instrumento para pechinchar preços. Após a febre das compras coletivas, os cupons de desconto são a grande sensação no mundo virtual. Redes de varejo aderiram ao recurso para incrementar as vendas online.

O mercado já resultou em economia de R$ 1 milhão ao consumidor brasileiro em apenas um dos sites que divulgam os cupons, o Cuponomia. Isso desde de setembro de 2012 a junho deste ano.

Além dos sites, as redes sociais viraram canal para oferecer os cupons. A loja virtual da Casas Bahia, por exemplo, passou a liberar os códigos de descontos em sua página no Facebook no primeiro trimestre deste ano. A rede Kanui, que vende artigos esportivos e de moda, afirma que os vouchers de desconto servem de atrativo para novos clientes.

CUPOM NÃO É COMPRA COLETIVA

Embora ofereçam promoções, cupons são diferentes da compra coletiva. Enquanto um faz ofertas de produtos (livros, eletrodomésticos, e cosméticos), o outro mira em serviços (viagens, cabeleireiro e depilação).

Os códigos de desconto são mais usados por grandes empresas de varejo. Já os sites de compras coletivas têm parcerias com empresas menores e menos conhecidas.

Outra diferença das compras em conjunto em empresas como Peixe Urbano, Groupon e Clickon é que elas são feitas com antecedência nos próprios sites, enquanto que nos cupons não há relação comercial com os sites que divulgam as promoções. Nestes casos, o desconto é dado pela loja. A semelhança é que as ofertas expiram dentro de um prazo.

Cuidados para não ter problemas

Antes de comprar produtos com desconto na internet, é preciso tomar cuidados para evitar dor de cabeça, recomenda a coordenadora da Fundação Proteste, Maria Inês Dolci. A primeira dica é saber que todo consumidor tem o direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor de arrepender-se da compra e devolver o produto num prazo de sete dias.

Prestar atenção ao prazo da promoção é outra dica. Enquanto estiver anunciada, ela é válida, alerta a coordenadora. Se o consumidor puder comprovar o desconto divulgado guardando ou imprimindo as informações, é uma arma para assegurar direitos. É preciso verificar se há cobranças uso do cupom.

Você pode gostar