Por bferreira

Rio - Com o feriado prolongado de quatro dias para a programação da Jornada Mundial da Juventude no Rio, cariocas estão aproveitando para deixar a cidade. O anúncio antecipado dos dias de folga fez com que muitos programassem viagens para esta semana, o que aumentou a venda de pacotes. O destaque fica por conta do Sul do país. Baixas temperaturas e até neve têm chamado a atenção dos turistas.

Neve em Guarapuava%2C na Região Serrana paranaense%2C deixou a cidade coberta pelo gelo. Fenômeno tem atraído muitos turistas para a cidadeDivulgação

Uma viagem de quatro noites em Gramado, na Serra Gaúcha, custa em média R$ 1.635 por pessoa, com direito a hospedagem, passagens aéreas, translados e passeios turísticos. Entretanto, segundo algumas agências de turismo, só vai poder viajar quem se programou. “As vendas foram grandes no início do mês de julho e, por isso, não é possível conseguir viagens para o feriado da Jornada”, destaca Marcos Bastos, gerente de produtos da agência de turismo Master no Rio.

No Sul do país, algumas cidades como Curitiba, Guarapuava e Palmas, no Paraná, já comemoram o aumento dos turistas em função do fenômeno meteorológico que não era registrado desde 1975.

“Esta semana a nossa principal propaganda será a neve que não caiu por 38 anos. Para este mês a expectativa de ocupação nos hotéis da cidade era de 45%, mas, devido das baixíssimas temperaturas, fecharemos o mês com 90% dos quartos ocupados”, comemora Henrique Lenz, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR).

Segundo levantamento do site Hotéis.com, a procura por viagens cresceu 252% para a cidade de Canela, na Serra Gaúcha, em comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto isso, as buscas para Gramado tiveram 54% de avanço. “Já não é possível encontrar vagas em hotéis da Serra Gaúcha. Todos estão com 100% de lotação”, diz Rita Vasconcelos, presidente da Associação Brasileira de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav- RS).

Região Serrana do Rio em alta

No estado do Rio, a Região Serrana foi o destino mais procurado. Com o incentivo do feriado prolongado desta semana, centenas de pessoas já deixaram a capital carioca. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), a rede hoteleira de Penedo, Petrópolis e Teresópolis já aponta 100% de ocupação, seguida de Nova Friburgo e Itatiaia, com 95%.

Vassouras e Conservatória, na Região do Vale do Café, também contam com 100% de seus quartos reservados para a data. A média de ocupação, segundo a pesquisa que envolveu os 13 municípios fluminenses, ficou em 85%.

“O feriado no município do Rio, durante a Jornada, está levando o carioca a procurar destinos próximos. As baixas temperaturas apresentadas na Serra Fluminense, aliadas à oferta hoteleira, têm sido fundamentais para o desenvolvimento e o incremento do turismo na região”, diz o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes.

Você pode gostar