INSS prorroga prova de vida

Segurado que não se recadastrou tem mais seis meses para evitar suspensão de benefício

Por bferreira

Rio - Os 9,4 milhões de aposentados, pensionistas e segurados do INSS que ainda não fizeram prova de vida ganharam mais seis meses para se recadastrar nas agências bancárias. O INSS decidiu prorrogar o término para 28 de fevereiro de 2014, após O DIA publicar ontem que o prazo terminaria em setembro deste ano, colocando em risco o pagamento de quem não atualizou os dados a tempo. Os mais de 9 milhões de segurados teriam menos de um mês para acertar a vida nas agências dos bancos e se não fizessem o cadastro teriam os benefícios suspensos.

Procurador de segurado precisa se credenciar nos postos do INSSDivulgação

É a segunda vez que o INSS estende o prazo. Inicialmente, o processo terminaria em abril deste ano, mas acabou prorrogado para o mês que vem. O procedimento começou a ser feito pelos bancos conveniados à Previdência Social em maio de 2012.

CONTA CORRENTE

De acordo com o INSS, 21,3 milhões de aposentados e pensionistas confirmaram os dados e renovaram senhas nas instituições financeiras que pagam benefícios. Terão que atender ao chamado dos bancos, os segurados que recebem benefícios por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético nas agências bancárias.

Os segurados que compareceram à agência e se recadastraram não precisam fazer outra prova de vida. As instituições financeiras estão em fase de conclusão do primeiro ciclo da atualização de dados.

Os bancos avisam aos segurados da necessidade de fazer a atualização de dados por meio de mensagens que são expostas terminais de autoatendimento. Ao ser convocado, o beneficiário precisa ir à agência com documento que tenha foto (identidade, carteira de trabalho, habilitação). Há instituições que fazem a renovação de senha usando a biometria.

Quem não tem condições de ir à agência bancária por motivos de doença ou dificuldade de locomoção pode fazer a prova de vida nomeando um procurador. Para isso, o representante deve se cadastrar nos postos INSS.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia