Passagem de ônibus pode diminuir com municipalização do imposto, diz estudo

Mudança levaria a uma deflação de 0,26%

Por helio.almeida

São Paulo – Um estudo preliminar da Fundação Getulio Vargas (FGV), aponta que a municipalização da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) poderia ser usada como fonte de recurso para reduzir a tarifa de ônibus.

O estudo foi divulgado nesta terça-feira, durante encontro na capital paulista que discute propostas para financiamento do transporte público. De acordo com o levantamento, a mudança levaria a uma deflação de 0,26%.

A simulação, feita a partir de uma proposta da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), mostra que o aumento do preço do litro da gasolina em R$ 0,50 gera subsídio da ordem de R$ 1,20 no preço das passagens.

De acordo com Samuel Abreu Pessoa, chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, a medida beneficiaria 78% da população, que corresponde aos que ganham entre um e 12 salários mínimos.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia