Por nara.boechat

Rio - Iniciar a preparação para concursos públicos requer uma série de decisões: escolher a área em que vai concorrer, quais seleções fazer e como organizar os estudos, entre outras. Depois, o importante é começar a estudar pelas disciplinas comuns a todos os concursos e, em seguida, partir para as matérias específicas. Fazer questões de provas anteriores ajuda a direcionar a preparação e tirar dúvidas. Saiba mais.

PERGUNTA E RESPOSTA

por Claudia Jones

“Estou entusiasmado para fazer concurso. A aprovação da minha irmã em uma grande seleção me animou muito. Mas não sei por onde começar”.
Ivan, por e-mail

Ivan, em primeiro lugar, parabéns pela decisão de estudar para concursos. Você já deu um passo em direção ao sucesso. A sua irmã, parabéns pela aprovação e por se tornar referência para você.

A preparação para concursos requer foco, determinação e organização. É um projeto de vida e precisa ser encarado com bom planejamento.

O primeiro passo é escolher uma área com a qual você tenha maior afinidade. Busque trabalhar apenas com áreas afins, pois dessa forma você vai otimizar os estudos, aproveitando as disciplinas comuns.

A área bancária, por exemplo, traz concursos com matérias comuns para o Banco do Brasil e a Caixa Econômica. Essa área é ideal para quem não tem afinidade com as disciplinas de Direito, pois enfatizam disciplinas específicas.

Mas, se você não quer encarar os cálculos pode optar, por exemplo, pela área dos tribunais, que tem matérias comuns a outros concursos, embora você não esteja livre do Raciocínio Lógico.

Se ainda não definiu para qual área vai concorrer, comece a estudar pelas disciplinas comuns a todos os concursos: Português, Informática, Raciocínio Lógico e os direitos Constitucional e Administrativo, lembrando que Direito não cai em área bancária.

Uma boa pedida é treinar com questões de provas anteriores. No site www.questoesdeconcursos.com.br, você consegue filtrar as questões por disciplina, assunto, ano, banca, instituição e nível de dificuldade. Separe as disciplinas por dias da semana e comece a treinar. Assim, você fará um bom planejamento.

Claudia Jones é jornalista especializada em concursos públicos

Você pode gostar