Por bferreira

Rio - Pesquisas sobre comportamento mostram que a base para se ter bons relacionamentos é a confiança. É por meio dela que construímos ambientes de trabalho agradáveis. Mas como confiar nos colegas de trabalho? A confiança neles vem de um processo de observar e conhecer melhor as pessoas e suas atitudes. Abaixo, veja como conquistar relacionamentos confiáveis e inspirar credibilidade no seu emprego.

Por Janaina Ferreira

PERGUNTA E RESPOSTA

“Como posso me relacionar melhor com meus colegas de trabalho, além de conquistar a confiança deles e evitar fofocas a meu respeito?”

Rogério, Irajá

Olá, Rogério! Para construir relacionamentos saudáveis com os colegas no ambiente de trabalho, sugiro que você experimente mudar algumas atitudes. A credibilidade está no centro do processo da construção das boas relações. Então, para estabelecer um vínculo de respeito e confiança, procure conhecer melhor as pessoas. Fale de você, das coisas que gosta e demonstre interesse verdadeiro pelos colegas: lidamos muito melhor com aquilo que conhecemos.

Ao conhecer pessoas, é importante criar laços de confiança antes de rejeitar suas ideias. Respeite as opiniões diferentes, procure ouvir e entender o “porquê” de cada pensamento, mesmo que lhe pareça estranho. E, se for preciso discordar, seja sincero, mas fale com gentileza.
Cada um de nós tem pontos positivos e negativos, e para evitar ser alvo de fofocas basta não participar delas — não ouça nem fale mal de ninguém. Isso só minaria a confiança das pessoas em você.

Tenha atitudes positivas e ações responsáveis com os colegas. Coopere sempre com o trabalho deles, negocie prazos para não se comprometer com o que não pode cumprir. Além disso, entregue tudo o que prometer e seja transparente — admita e corrija seus erros. Essas pequenas atitudes são muito valorizadas no ambiente de trabalho e, por si só, já produzem confiança.

Após adotar esse comportamento, e com o tempo, você vai perceber que as pessoas terão mais respeito e admiração por você. Relacionamentos são uma via de mão dupla e se você tiver ações positivas receberá o mesmo em troca. Boa sorte!

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças

Você pode gostar