Por adriano.araujo

Rio - Investir em uma padaria pode ser um bom negócio, mas é preciso elaborar um plano de negócios concreto e preciso, que permita ao empreendedor ter certeza de que a ideia é viável. Prestar atenção à concorrência, mesmo que indireta, também é fundamental. É importante avaliar se existem outras padarias por perto ou ainda, se há estabelecimentos semelhantes, como lanchonetes, delicatessem e até supermercados.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Tenho alguns recursos guardados e gostaria de abrir uma padaria num centro comercial próximo à minha casa, pois não há nenhuma perto desse local. Por onde começo?”

Claudia, Barra da Tijuca

Claudia, você deve começar por um amplo planejamento. Nesse processo, é importante elaborar um plano de negócios, ou seja, um roteiro que a orientará na busca por informações detalhadas sobre a atividade. Issocontribui para verificar se a ideia é viável.

Também é preciso avaliar se o ponto comercial é adequado ao empreendimento. Comporta uma padaria? Há espaço e estrutura para os equipamentos? Para auxiliá-la nessa etapa, oferecemos gratuitamente a ferramenta Negócio Certo (http://goo.gl/1sRMy).

Vale ressaltar que apesar de você ter mencionado que não há padarias próximas ao local escolhido, é fundamental estudar os potenciais concorrentes, como lanchonetes e delicatessen, que oferecem produtos semelhantes, e ainda supermercados, que podem ter área dedicada a panificação. Atualmente, os consumidores incluem pães em suas compras tanto pela facilidade, quanto pelo preço, que pode ser mais em conta.

Em contrapartida, destaque-se da concorrência, investindo na qualidade e diversificação, como na produção de pães artesanais. Faça promoções ou invista em um programa de fidelidade, com descontos. Outra tendência das padarias hoje é a venda de refeições rápidas, para aumentar a rotatividade de clientes. Saiba mais sobre concorrência em http://goo.gl/fLr6W.

Invista também na capacitação dos colaboradores e em cursos que a auxiliem na gestão. Temos cursos online gratuitos ( http://goo.gl/i98mw). Se preferir, entre em contato com nossa Central de Relacionamento: 0800-570-0800.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

Você pode gostar