Por bferreira

Rio - Uma das maiores dúvidas de quem trabalha entre o Rio e São Paulo é com relação ao transporte. Geralmente, as passagens de ônibus são mais baratas, no entanto, perde-se muito tempo no trajeto. Por isso, a melhor saída é pesquisar promoções de passagens aéreas na internet, onde se consegue preços bastante acessíveis. Já a locomoção pela cidade deve ser feita com transporte público, de preferência o metrô ou trem.

Por Marco Quintarelli

PERGUNTA E RESPOSTA

“Terei que ir para São Paulo a trabalho pelo menos duas vezes por mês. Tenho onde ficar, mas me preocupa os custos da ponte aérea e do transporte dentro da capital e cidades próximas. Como faço para não gastar muito?”

Luiz Marcio, Tijuca

Luiz, neste primeiro momento eu o aconselho a testar como opções as empresas rodoviárias e aeroviárias. As companhias aéreas sempre oferecem muitas ofertas de vôos e os ônibus acompanham esse processo promocional.

Comprando com antecedência e nas promoções, você consegue preços de passagens aéreas imbatíveis. Ida e volta entre Rio e São Paulo, por exemplo, pode sair por até por R$ 220, mais barato até que o mesmo que o trajeto de ônibus e, com certeza, uma viagem muito mais rápida e menos cansativa.

Outra opção seria, se você tiver um automóvel, ir dirigindo. Nesse caso, você teria mais autonomia tanto na estrada quanto dentro da cidade, porém teria também mais desgaste físico e do automóvel, além de custos de combustível e pedágios serem equivalentes ou até maiores que seu gastos com ônibus interestaduais ou passagens aéreas.

Dentro da cidade de São Paulo, opte pelo uso do metrô e trens que atendem a grande parte dos bairros. Devido ao trânsito, os ônibus podem ser a terceira opção. Aconselho o mesmo para cidades adjacentes, que a malha ferroviária atende muito bem.

Pela internet, com antecedência, faça uma pesquisa periodicamente comparando as passagens de ônibus e avião. Escolha a melhor oferta de acordo com a sua real necessidade e faça a sua compra.

Com o tempo, você terá uma visão ampla e maior conhecimento dessas vantagens e saberá exatamente como proceder para economizar.

Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos

Você pode gostar