Rio - Os consumidores que compram nas lojas das Casas Bahia e do Ponto Frio passaram a ser lembrados do dia da entrega dos produtos por meio de torpedo. Desde o dia 27, os clientes recebem texto no celular com a data em que receberão em casa o que foi adquirido nas lojas físicas das duas redes. O objetivo é confirmar na véspera a presença de um responsável para garantir a entrega da mercadoria e, desta forma, aprimorar o atendimento.
Atualmente, a Via Varejo, responsável pelas duas bandeiras, faz uma média de 1,2 milhão de entregas por mês em todo o país. A expectativa com o uso do recurso tecnológico é atingir 90% dos clientes e reduzir em 25% o número de entregas não feitas por motivo de ausência
Segundo Marcelo Lopes, vice-presidente de Logística e TI da Via Varejo, no ato da compra o cliente verifica o dia de entrega disponível para o produto em questão e informa o número de seu celular ao vendedor.
“Um dia antes da entrega, o cliente recebe em seu celular uma mensagem de texto informando que seu produto será entregue no dia seguinte”, explica Lopes.
DESCENTRALIZAÇÃO
O vice-presidente de Logística e TI da Via Varejo disse que há dois anos o modelo logístico era concentrado no centro de distribuição de Jundiaí, em São Paulo.
“Independentemente de a loja ser fora de São Paulo, o reabastecimento era feito em Jundiaí”, explica o executivo informando que há cerca de sete meses houve uma descentralização. Ele disse ainda que, hoje, a empresa tem 13 centros de distribuição e mais 12 entrepostos espalhados pelo Brasil.
“Se já há local de abastecimento em uma região, conseguimos vender hoje e entregar no dia seguinte. Com as mudanças, há uma evolução de 20% no índice de eficiência logística da entrega”, afirma Marcelo Lopes.
Dia das Crianças em alta
As vendas para o Dia das Crianças no varejo este ano devem apresentar crescimento de 4% em relação ao ano passado. A projeção foi divulgada ontem pela Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Além das tradicionais compras em shoppings, lojas e redes de varejo, a internet é aliada no consumo, mas é preciso cuidado na hora de fechar o negócio. Produtos entregues com defeito são queixas recorrentes de quem faz compras na web.