Por bferreira

Rio - Clientes de telefonia móvel procuram cada vez mais seguro para aparelhos, principalmente smartphones. A busca segue a alta de 37,7% nos registros de roubos no estado de janeiro a julho de 2013, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP). Desde o começo do ano, seguradoras apontam elevação de 252% nos contratos no país. O serviço também é oferecido por operadoras de celular. Neste caso, o preço sai a partir de R$6,49 por mês, dependendo do aparelho e da empresa. A proteção cobre modelos de até R$ 3 mil.

De olho em um novo modelo%2C a advogada Aymée Carneiro considera razoável se o custo médio do seguro do aparelho de celular for de até 10%Uanderson Fernandes / Agência O Dia

“A venda de smartphones cresceu e a oferta de seguros acompanhou a alta. As pessoas estão mais preocupadas em registrar roubos e furtos qualificados para acionar os seguros”, explicou Nikolaos Tetradis, superintendente de Seguros Especiais do Grupo BB e Mapfre, ressaltando que o custo do seguro varia de 15% a 18% do valor do aparelho por ano.

Na Vivo, por exemplo, o plano mais em conta tem limite máximo de indenização de R$ 249,99. O custo mensal para o cliente é de R$ 8,49 ou R$0,29 por dia. No mais caro, o teto de indenização vai de R$ 2.500 a R$ 3 mil. O usuário paga por mês R$ 29,99, equivalente a R$ 0,99 por dia.

MODEM E TABLET

A TIM oferece seguro para celular, tablet e modem 3G. Os valores vão de R$6,49 a R$24,99 por mês, conforme o modelo. O cliente pode proteger modem 3G e tablet por R$ 3,49 e R$18,49, respectivamente. Não há período de carência para repor aparelho de até R$3 mil.

A advogada Aymée Carneiro, 72 anos, considera boa a ideia de fazer seguro, desde que o valor não pese tanto na conta. “Os planos já são caros e eu teria que avaliar para ter um novo gasto”, explica.

Há proteção para os dados

Além de aparelhos, as operadoras também trabalham com dispositivos que protegem dados dos clientes contidos nos celulares. A Oi oferece, por exemplo, aos clientes, em caso de perda ou roubo, sistema que rastreia, limpa a memória de SMS, de chamadas e de arquivos, bloqueia e restaura dados por R$4,90, ao mês.

Já o cliente da Claro tem serviço que pode bloquear o aparelho remotamente e, assim que o chip for trocado, o sistema envia mensagem de alerta para outro número cadastrado. Os primeiros 30 dias de uso do aplicativo são gratuitos. O serviço custa R$ 7,90 para quem tem smartphone.

O chefe de cozinha Políbio Benevides, 43 anos, afirma que quem não faz seguro deve assumir o risco. “Se o cliente não contrata (o seguro) pode ser porque as despesas com a conta ficam inviáveis”, diz.

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