Por tamyres.matos

Rio - Ter forte rede de contatos pode ser diferencial para quem participa de processo seletivo. Mais da metade das pessoas contratadas pelas empresas de hoje em dia é recomendada pelos seus melhores funcionários. As vantagens da rede de relacionamentos, ou networking, podem ser compreendidas com um raciocínio simples — na hora de selecionar, as organizações reconhecem que “águias” indicam “águias”.

Por Janaina Ferreira

PERGUNTA E RESPOSTA

Qual a importância do networking no mercado de trabalho atual?
>Raphael, Santo Cristo

Olá, Raphael! O networking é essencial para todo profissional. Porque ao ser indicado por suas competências para um processo seletivo por funcionário de confiança da empresa contratante, ele terá mais chances de ser escolhido. Portanto, quanto maior for sua rede, melhor.

Mas o networking só funciona se for uma via de mão dupla. Assim, não adianta procurar os outros só quando precisar de apoio. Se você não ajudar, não mostrar interesse, não terá “crédito” e não construirá sua rede. Por isso, está surgindo o novo termo netweaving, que significa “tecelão” e descreve a situação de quando uma pessoa colabora com alguém sem esperar nada em troca.

As oportunidades podem aparecer de onde menos se espera. Existe hoje grande motivação para ingressar nos MBAs. Além de atualizar conhecimentos, são ótimos ambientes para se conhecer outros profissionais do mercado.

Sem contar que as redes sociais virtuais ajudam a manter proximidade com as pessoas e são bons espaços para divulgação de competências. Criar um blog, por exemplo, com um tema específico e publicar conteúdos que sejam de interesse da sua área também atrai e mantém a rede de relacionamentos em movimento.

As pesquisas indicam que mais da metade das pessoas encontra seu último emprego por meio do networking. Mas vale reforçar as atitudes recomendadas para se ter uma boa rede: ser sincero e oferecer ajuda.

Os relacionamentos interesseiros e superficiais só resultarão em perda de tempo. Construir relacionamentos verdadeiros, além de prazeroso, é a chave que abrirá as novas perspectivas profissionais.

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ

Você pode gostar