Por helio.almeida

Rio - A porcentagem de moradores de favelas brasileiras que são de classe média dobrou em 10 anos. É o que mostra pesquisa realizada pelo Data Popular em parceria com a CUFA (Central Única das Favelas). De acordo com o levantamento, 65% dos 11,7 milhões de moradores de favelas no Brasil são de classe média - quase o dobro dos 33% registrados em 2013.

No Brasil como um todo, a população se divide em 22% de classe alta, 54% de classe média e 24% de classe baixa. A porcentagem de moradores que são de classe baixa caiu de 65% para 32%, enquanto a de classe alta teve ligeiro aumento, de 2% para 3%.

Duas mil pessoas foram entrevistadas em 63 favelas de todas as regiões do Brasil e a margem de erro é de 2,24 pontos percentuais. Também foram utilizados os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Censo IBGE e da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF).

A pesquisa mostra que houve aumento no percentual dos moradores com emprego (de 49% em 2003 para 54% em 2013. A renda anual dos moradores de favela atingiu a soma do consumo total das famílias do Paraguai e Bolívia.

O consumo aumento: 99% dos moradores de favela do Brasil têm geladeira, 91% têm ferro de passar roupa e 69% têm máquina de lavar. 20% possuem carro e 13% têm moto. Comprar um carro no próximo ano está no horizonte de 1,1 milhão de brasileiros que moram em favelas.

Você pode gostar