Sucesso nos negócios: Formação de preço

Estabelecer o preço de um produto ou serviço é sempre uma questão complicada, pois envolve diversos fatores

Por bferreira

Rio - Estabelecer o preço de um produto ou serviço é sempre uma questão complicada, pois envolve diversos fatores. Em primeiro lugar, o empreendedor deve levar em consideração o custo, ou seja, seus gastos. Em seguida, deve estipular um valor para a sua mão de obra e, por fim, calcular quanto deve receber de lucro. O mais importante é oferecer produtos de qualidades, a preços justos, que valorizem o trabalho.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Faço bijuterias para vender em uma feira de rua, mas o valor que cobro pelas peças não compensa o gasto com material. Por outro lado, se cobrar mais caro, reduzo a quantidade de clientes. O que fazer?”

Simone, Flamengo

Olá, Simone! O quanto cobrar por um serviço ou produto é um dilema que muitos profissionais autônomos — empresa aberta ou sem vínculo empregatício — enfrentam. A primeira coisa a fazer é valorizar o seu trabalho e realmente batalhar para que seja da melhor qualidade possível. Por isso, não tenha receio de estipular o preço do seu serviço, mas faça isso de forma justa e consciente.

Em primeiro lugar, você deve saber qual é o seu custo, ou seja, quanto você vai gastar para fazer o serviço. Nesse momento, é preciso considerar os custos fixos e a mão de obra. Você também deve entender as peculiaridades do seu segmento, analisar a concorrência e identificar as expectativas do consumidor.

Dessa forma, para saber o valor mínimo que você poderá cobrar, é importante adotar o que chamamos de “formação do preço de venda”. Para definir o preço, leve em consideração a matéria-prima, ou seja, quanto custa de fato cada item; a embalagem para presente ou simples; e o tempo, isto é, o período que leva para produzir cada peça.

Vale destacar que o Sebrae/RJ disponibiliza o curso Formação do Preço de Venda (FPV) que pode ser feito online e gratuitamente por meio do site http://goo.gl/0AIcn , ou presencial, com um valor de investimento.

Para mais informações, basta entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento em 0800 570 0800, de segunda a sexta, das 8h às 20h. Ou dirija-se a um de nossos pontos de atendimento: http://goo.gl/QZlIl .

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia