Por bferreira
Rio - Escrevo esta coluna folheando as notícias do jornal de quarta-feira. Pelo correr dos olhos nas páginas, como disse um aluno recentemente ao sair de uma prova: “parece que vai dar ruim”. A expressão foi lembrada pelo colega Alexandre Espírito Santo num comentário sobre economia nas redes sociais.
Pois bem, vamos ao fato. O governo errou o manejo da política econômica e o PIB encolheu 0,5% no 3º trimestre. Foi o pior desempenho desde 2009, projetando um crescimento acumulado para 2013 de apenas 2,4% e muito abaixo dos 4,5% que era a expectativa oficial.
Publicidade
No ranking internacional de percepção da corrupção, o Brasil, com 42 pontos (no máximo de 100), passou da posição 71 para 72, entre 177 países. Trocando em miúdos, a opinião geral é de que para 58% das pessoas nosso país é corrupto.
Na avaliação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a qualidade da educação do Brasil também subiu em 9 anos, no sentido negativo, uma posição, passando do 57º para o 58º lugar, entre 66 pesquisados. A nota dos alunos melhorou, mas a posição do país piorou, porque os demais países melhoraram mais do que nós.
Publicidade
Se montarmos a equação do PIB pífio, com a corrupção em alta e a educação em baixa, a resposta é o que parece que “vai dar ruim”.
Professor de Finanças do Ibmec: [email protected]
Publicidade