Pedidos de falência diminuem no país

Foram requeridas 131 solicitações de falência em novembro ante 181 pedidos registrados no mês anterior

Por helio.almeida

São Paulo – A situação de solvência das empresas no país atingiu, em novembro, o segundo melhor desempenho do ano após ter apresentado em outubro o pior quadro do ano. Foram requeridas 131 solicitações de falência ante 181 pedidos registrados no mês anterior. Segundo a pesquisa Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, em novembro de 2012 as ações do gênero somaram 136. O levantamento mostra que ocorreram 75 solicitações no segmento das micro e pequenas empresas; 27 no de médias e 29 referentes às de grande porte.

De janeiro a novembro foram registrados 1.638 requerimentos ante 1.790 em igual período do ano passado. Os economistas da Serasa Experian justificaram que essa melhora é decorrente da queda dos níveis de inadimplência dos consumidores e da variação do número de dias úteis. Ele alerta, no entanto, para o fato de que as empresas estão “enfrentando uma situação de elevação de custos financeiros por conta dos sucessivos aumentos das taxas de juros”.

O total de falências decretadas caiu de 74 para 62. Mas no acumulado desde janeiro, o número foi o mais elevado dos últimos três anos com 697 processos. Em 2012, tinham sido deferidos 649 pedidos e, em 2011, 603.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia