Por bferreira
Rio - Fazer um plano de previdência privada e doar recursos para fundos de direitos de crianças e idosos até o dia 30 deste mês podem amenizar a mordida do Leão do Imposto de Renda no próximo ano, resultando no aumento do valor da restituição a receber. Despesas médicas antecipadas do ano que vem para este mês também vão resultar em abatimentos na declaração do IR.
“Se o contribuinte tiver condições de fazer um bom aporte no plano de previdência que ele já tem ou mesmo contratar um novo para o dependente é uma boa saída para garantir aumento da restituição no ano que vem. Mas deve lembrar que ao sacar o dinheiro desse fundo, lá na frente, a Receita vai cobrar o imposto”, orienta Luiz Antônio Benedito, diretor de Assuntos Técnicos do Sindifisco Nacional.
Publicidade
Vale lembrar que só dá para abater na declaração os gastos com plano de previdência da modalidade Gerador de Benefício Livre (PGBL), desde de que o contribuinte esteja contribuindo para a Previdência Social. A lei permite deduzir todos os aportes feitos sobre os rendimentos tributáveis no limite de 12%.
Segundo Benedito, se o contribuinte pessoa física fizer uma doação ainda este mês, ele terá direito a deduzir até 6% do que ele repassou à entidade. Mas se deixar para fazer isso nos meses de março e abril do ano que vem, o percentual cairá para 3%.
Publicidade
Benedito ressalta que o abateimento será feito se a declaração do IR for a do modelo completo. O simplificado desconsidera todas despesas, permitindo deduzir 20% dos rendimentos tributáveis.
Publicidade
Cuidados com despesas que são forjadas
E não adianta tentar dar uma de espertinho e forjar gastos que não ocorreram com saúde, por exemplo. Atualmente o Leão da Receita Federal está cada vez mais rigoroso no cruzamento de dados entre contribuintes e fornecedores de notas fiscais. Isso aumenta a possibilidade de o contribuinte cair da malha fina e sofrer punições do Fisco.
Publicidade
Despesas para fins estéticos não entram na lista de abatimentos.Um implante de silicone para reconstrução da mama permite o desconto no Imposto de Renda, mas se a finalidade for apenas aumentar o tamanho ou colocar botox, não pode. Tratamentos odontológicos seguem as mesmas regras.