Por bferreira
Rio - Quem está planejando comprar o carro popular zero quilômetro é bom se adiantar e não esperar a virada de ano. É que eles devem ficar de 7% a 10% mais caros já em janeiro de 2014. A conta leva em consideração o novo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que deve passar de 2% para 7%, e a instalação obrigatória de airbags e de freio ABS, que ainda não são de série nos carros mais baratos.
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o imposto maior pode gerar um aumento real para o consumidor de 5,6%.
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Até o fim do ano, carros como o Celta 1.0, básico e duas portas, e o Classic 1.0, quatro portas com ar, podem sair a R$ 25 mil e R$ 26,5 mil, respectivamente, na Américas Chevrolet, na Barra. Já o Gol 1.0, duas portas (vidro e trava), a R$ 27.590, e o Fox 1.0, quatro portas e direção, a R$32.120, podem ser encontrados na Guandu VW, de Campo Grande e de Realengo.
“Aqui na Guandu os preços dos populares devem subir em média 7%. As vendas neste mês já estão maiores cerca de 20% em relação a novembro. A tendência é crescer ainda mais”, informa Eduardo Araújo, diretor comercial da Guandu Veículos.
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Marcelo Andrade, diretor comercial da Américas Chevrolet, diz que a previsão é de as vendas crescerem até 50% no fim do mês. “Vendemos uma média mensal de 70 a 100 carros populares. Neste mês a previsão é de chegarmos a 150 veículos”, relata Andrade. “Com a volta do IPI e os novos itens de série obrigatórios, acreditamos que os populares devem tem alta de uma média de 9%”, acrescenta o diretor da Américas.
Presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Junior explica que o repasse do aumento do IPI ficará por conta de cada montadora. “Cada ponto percentual da alíquota do IPI representa diretamente em aumento de 1,1% no preço do veículo”, explica.
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