Por bferreira
Rio - Em tempos de insegurança financeira muitos investidores enxergam na compra de imóveis um porto seguro para guardar as economias. Esse tipo de aplicação parece complicada, mas não é. Apenas requer informação e conhecimento do mercado imobiliário. Também é necessário verificar qual o retorno desejado em caso de locação ou de venda futura, após valorização ou não da propriedade que pode ser nova ou usada.
Por Jair Abreu Júnior
Publicidade
PERGUNTA E RESPOSTA
“Recebi um dinheiro de herança e gostaria de coloca-lo para render. Como já tenho casa própria, pensei em comprar um apartamento para alugar. Esse é um bom investimento?”
Publicidade
Rita, Irajá
Rita, a classificação de um bom investimento depende de condições bastante específicas. Dentre elas, o perfil do investidor. Como você já tem casa própria, isso denota certa solidez nas suas decisões de investimento, o que pode significar uma tendência ao conservadorismo na aplicação de seus recursos financeiros.
Publicidade
Nesse contexto, considero que seria adequado analisar as condições de aquisição de um ou mais imóveis para locação. A aplicação em unidades de valores menos elevados possibilitaria diluir o risco de insucesso com determinados inquilinos.
Entre as recomendações estão analisar a localização do imóvel, pois isso afeta em aproximadamente 90% as decisões de aluguel. Além disso, verifique a existência de área de lazer, que afeta em aproximadamente 85% as decisões. Dê atenção ainda à vista externa do local e ao acabamento e tamanho dos cômodos.
Publicidade
Outro aspecto a se considerar é que muitas pessoas se preocupam mais com o valor do metro quadrado, que com o valor do aluguel. Uma recomendação simples seria indagar na vizinhança quais valores são praticados pelos proprietários na hora de alugar. Também recomendo verificar a situação em que se encontra a documentação.
Para encontrar um bom imóvel, divulgue seu interesse para a família, amigos e conhecidos, que podem ter interesse em vender ou indicar bons negócios. Além disso, vá para a rua e procure unidades de seu interesse. Faça ofertas de forma ativa e apresente propostas de acordo com as suas expectativas.
Publicidade
Jair Abreu Júnior é coordenador em Gestão Financeira da Universidade Estácio de Sá
Publicidade