Comerciantes adotam estratégias para atrair clientes no Natal
Por meio de oficinas e consultorias, negócios de centro comercial são incrementados para vendas no período natalino
Por helio.almeida
Bahia - Para o comerciante Pedro Antônio da Silva, assim como para a maioria dos empresários, o Natal é época de bons negócios. Dono da Stok Jeans, com duas lojas no Centro Antigo da capital baiana, o empresário conta que chega a triplicar as vendas de moda feminina, masculina e infantil no mês de dezembro. “Normalmente, temos um pico de vendas entre os dias 20 e 31 de dezembro, quando o nosso cliente se prepara para o Ano Novo”, afirma. No resto do ano, ele mantém sete colaboradores, mas, com em dezembro, esse número chega a 20. O horário de funcionamento das lojas também muda, abrindo antes das 8h30 e fechando após as 18h30.
Conquistar o consumidor nesse período é tarefa que, segundo Pedro, exige investimento não só em produtos, mas também em capacitação. “O Sebrae é nosso grande parceiro. Muito dos ensinamentos recebidos em cursos que participamos é aplicado no trabalho. Na capacitação em Merchandising, aprendemos a melhorar a exposição dos produtos, a dar mais espaço para o cliente circular na loja e a caprichar no clima natalino”.
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De acordo com o coordenador de Comércio e Serviço do Sebrae na Bahia, Rogério Teixeira, a preparação dos comerciantes do Centro Antigo (composto pela Baixa dos Sapateiros, Comércio, Barroquinha, Dois de Julho, Avenida Sete de Setembro, Rua Carlos Gomes, Pelourinho e Rua Chile) envolve uma atuação de longo prazo. O coordenador explica que o Sebrae trabalha com esse público há mais de três anos, alinhando as mudanças físicas e de gestão das lojas com os novos equipamentos urbanos que a região vem recebendo, conforme obras de revitalização do Governo.
“As ações estão sendo tomadas com uma visão a longo prazo, para que os empresários aprendam, nessas oficinas e consultorias, técnicas que atraiam o público que eles querem dentro da loja. Logicamente que essas capacitações acabam impactando de forma positiva nas vendas de final de ano”.
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O proprietário do Armarinho e Confecções Suzi, Elvison Quadros, mantém a loja há quase 30 anos, na Rua do Cabeça, no Centro. Ele conta que já está aplicando os ensinamentos adquiridos com as capacitações na organização do negócio, sobretudo no período de pico de vendas, mês de novembro, em que chega a faturar 30% a mais do que no mês anterior. “Não investimos apenas na compra de produtos natalinos, mas mantemos o equilíbrio, de modo que possamos vender itens durante todo o ano”, acrescenta o comerciante.