Por helio.almeida
Brasília - A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na noite desta terça-feira que vai prorrogar para janeiro de 2015 o sistema de bandeiras tarifárias na cobrança da conta de luz. A mudança aconteceria já em janeiro para residências e estabelecimentos industriais.
Uma das consequências imediatas da medida seria o aumento dos custos da energia ao consumidor, e por consequência da inflação, principalmente em períodos de estiagem.
Publicidade
Segundo o órgão, a decisão foi motivada pela necessidade de aperfeiçoamento de regras relacionadas à nova cobrança. Uma audiência pública marcada para a próxima semana discutirá os procedimentos comerciais aplicáveis ao sistema.
O novo modelo de cobrança fará com que os preços ao consumidor flutuem a cada mês, de acordo com a maior demanda pelo uso de usinas termelétricas, ocasionada pela falta de chuvas. Este tipo de energia é bem mais caro que a produzida por hidrelétricas.
Publicidade
A Aneel também informou que mudará as faixas de acionamento das bandeiras tarifárias, que são três: verde, amarela e vermelha. Na verdade, a tarifa é a mesma, já na amarela serão acrescidos R$ 1,50 a cada 100 kWh (quilowatts-hora), e na vermelha, serão cobrados R$ 3 por 100 kWh.
Tarifa branca
Publicidade
O modelo é diferente do sistema da tarifa branca, que prevê a cobrança diferenciada na conta de luz conforme o horário de utilização. Neste sistema, o consumo de energia fica mais caro nos horários de pico, entre 18 horas e 21 horas, de segunda a sexta-feira, e mais barato em outros horários.
A Aneel informou ao iG nesta quarta-feira que a tarifa branca está mantida para o início de 2014, mas sua implantação será facultativa e dependerá da instalação dos medidores eletrônicos, que substituirão os analógicos.