Por helio.almeida
Rio - O medo do desemprego cresceu no último mês do ano. O Índice de Medo do Desemprego (IMD) aumentou de 72,5 pontos em setembro para 73 pontos em dezembro. Foi o terceiro aumento consecutivo do índice, informa a pesquisa trimestral Termômetros da Sociedade Brasileira, que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga nesta quarta-feira, 18 de dezembro.
Conforme a pesquisa, o medo do desemprego cresceu mais entre as famílias de maior poder aquisitivo. Entre os que ganham mais de cinco salários mínimos, o índice cresceu mais de 10%. Nas famílias com renda entre cinco e dez salários mínimos, o índice passou de 70,6 pontos em setembro para 78,8 pontos em dezembro. Entre as que recebem mais de 10 salários mínimos, o índice subiu de 70,6 pontos em setembro para 81,2 pontos em dezembro.
Publicidade
Mesmo assim, o Índice de Satisfação com a Vida ficou estável, em 103,2 pontos. Na comparação com dezembro do ano passado, o indicador caiu 2%, informa a CNI. A pesquisa Termômetros da Sociedade Brasileira foi feita entre 5 e 9 de dezembro com 2.002 pessoas em 141 municípios.