Rio - Las Vegas sedia esta semana a CES, espécie de Disneylândia do mundo da tecnologia. É uma feira com pelo menos 150 mil visitantes atrás das novidades que os 3.200 expositores estão apresentando. Telas gigantes e flexíveis, por exemplo. O brasileiro gosta muito de televisão (talvez até mais do que deveria). Teremos aparelhos de até 105 polegadas para ver a Marquezine gigante na próxima novela. Será que vai valer a pena?
A Samsung exibiu nesta terça-feira esse monstrengo aí. Além do tamanho, tem o ‘detalhe’ da tela flexível. Pois é. Você aperta um botão, e ela fica plana. Ou não. A LG também entrou nessa onda flexível, que em breve estará presente em algum smartphone perto de você. De olho nesse filão, a Fuji mostrou ontem caixas de som que podem ser adaptadas a telefones. Tudo com muita flexibilidade.

Outra tendência forte são as máquinas ‘vestíveis’, ou seja, dispositivos inteligentes que você vai usar no pulso, na testa, no pescoço... Sempre conectados à rede. E eles trafegam que conteúdo? Qualquer um, ora, mas principalmente os dados sobre a sua saúde. É nessa linha que muitas empresas estão investindo.
Não deixa de ser engenhosa, por exemplo, a escova de dentes da Kolibree, que dedura para um aplicativo se você limpou-os decentemente ou não. As informações capturadas pela escova geram infográficos sobre a escovação. E você pode compará-los aos da sua família — cada qual com sua escova, espera-se. O dispositivo conta com acelerômetro e giroscópio, tudo funcionando via Bluetooth, claro... Chega ao mercado americano no fim do ano, ao US$ 99. Bacana.
Enfim, são muitas tentações. Pena que não receberemos muitas delas aqui nos trópicos. Como se sabe, importação + frete + impostos + margens de lucro desvairadas = perdas de oportunidades para todos. Um dia isso muda.
Cadê meu Android?
O número de novos dispositivos rodando o sistema Android deve chegar a 1,1 bilhão este ano. É o que diz o Gartner Group, prevendo crescimento de 26% em relação a 2013. Na família da Apple, serão 344 milhões de iPhones, iPads etc.
Grana preta
A Apple divulgou nesta terça que faturou nada menos que US$ 10 bilhões com a sua App Store em 2013. Ótimo negócio, esse. Somente em dezembro, as vendas de aplicativos chegaram a US$ 1 bilhão. Salve, Steve Jobs!
É dura a vida honesta
A coluna recebe aqui, dia sim, outro também, reclamações de tudo quanto é canto, a respeito de lojas que não cumprem o que prometem, não entregam o que vendem etc e tal. É uma vergonha. Agora mesmo recebi duas. Uma sobre a Tok&Stok, que não enviou nove molduras para a leitora Maria Duarte. E outra queixa é do leitor Filipe Corrêa. Ele comprou portas no site da Mobly, e elas chegaram com defeitos. O Filipe pede a troca desde novembro, mas nada acontece. Esse jogo de empurra só ajuda a enfraquecer a boa prática do e-commerce no país. Tomara que tomem jeito.
Beba água
Não dê mole para o calor. Beba água. E, se você costuma se esquecer desse hábito saudável, experimente o aplicativo ‘Beba água’, por ora disponível apenas para iPhone. Já foram mais de 60 mil downloads. O app é simples: ele dá um alerta sempre que está na hora de você se hidratar.