Sucesso nos Negócios: Análise de perfil para empreender bem
Após determinado tempo, chega a hora de se aposentar. Mas nem sempre isso significa que é preciso parar de trabalhar. Que tal considerar a chance de tornar-se empreendedor?
Por thiago.antunes
Rio - Após determinado tempo, chega a hora de se aposentar. Mas nem sempre isso significa que é preciso parar de trabalhar. Que tal considerar a chance de tornar-se empreendedor? Não é tão simples como parece, mas existem dois caminhos: iniciar o próprio negócio ou investir em uma franquia.
Para ambos, é preciso fazer uma avaliação do próprio perfil e seguir algumas dicas básicas. Além das informações abaixo, o interessado também pode recorrer ao Sebrae, que conta com inúmeros especialistas para avaliar o projeto e orientar quanto às adequações necessárias para se encontrar o sucesso. Aliás, ter tino para pesquisar, buscar novidades, aliar conhecimento e prática são iniciativas que acompanham pessoas com perfil empreendedor. Confira mais.
Publicidade
Pergunta e resposta
“Estou aposentada e gostaria de abrir um negócio para continuar trabalhando. O que é melhor: abrir loja própria ou investir em uma franquia?” Rosa, por e-mail
Publicidade
Antes mesmo de investir na abertura de uma loja própria ou de uma franquia, é importante verificar se você tem perfil empreendedor. No site do Sebrae (http://goo.gl/olOJ), há um teste que pode ajudar nesta avaliação. O outro ponto que é necessário avaliar é se você tem características para ser uma franqueada ou se se adaptaria melhor a uma loja própria. Na franquia, os riscos são menores, pois o franqueador já desenvolveu o produto, estudou o mercado e faz investimentos para se manter competitivo.
Além disso, garante orientação e treinamento ao franqueado. Mas sua autonomia é parcial e será preciso arcar com taxa de franquia, entre outras exigências. É interessante consultar a publicação “Como adquirir uma franquia” (http://goo.gl/lM0zz) , no Portal do Franchising (http://goo.gl/eGxuP), você pode pesquisar opções de franquias. Por outro lado, se você quiser montar loja própria, terá que fazer uma ampla pesquisa para analisar se o negócio é viável. Terá que organizar os processos de logística, marketing, vendas, entre outros aspectos. Mas terá liberdade para implementar processos e mudanças.
Publicidade
Independente da sua escolha, é importante fazer um plano de negócios, documento que ajuda no planejamento da sua empresa. Veja a ferramenta www.negociocertosebrae.com.br, que pode lhe ajudar nisto. Além disso, acesse www.ead.sebrae.com.br e conheça os cursos online gratuitos do entidade. Os que alcançam o sucesso são aqueles que corretamente identificam as oportunidades e tiram bom proveito delas. E que não se intimidam.
Acima de tudo, é importante ter perseverança, determinação e não se deixar levar pelas circunstâncias agressivas do segmento. O número de pessoas que se aventuram em busca de seus ideais é grande no Brasil. Não é à toa que o país está sempre em lugar de destaque quando se fala em empreendedorismo.