Por thiago.antunes
Rio - Pensar em fazer um plano funeral pode parecer mórbido. Mas, em muitos casos, vai solucionar um problema que afeta a maioria das pessoas quando algum parente morre. Contratar o serviço funerário em um momento doloroso em que todos ficam abalados psicologicamente, sem condições de negociar preços e discutir pagamentos pode resultar em altos custos.
Até providenciar documentos para o enterro fica difícil nessas horas. O preço de um funeral costuma ser alto e a família nem sempre dispõe do dinheiro necessário para as despesas. Por isso, ter um plano funeral em que se paga mensalmente pode ser boa solução. Mas é necessário pesquisar antes de assinar o contrato. Consulte o Procon, órgãos de crédito e a Receita Federal, para saber se a empresa está livre de reclamações.
Publicidade
Pergunta e resposta
Tive uma amiga que morreu recentemente. Eu presenciei que, além da dor da família, o quanto foi oneroso arcar com o enterro. Pensei em fazer um plano funeral para a minha família. Como isso funciona? 

>>Teresa Cristina, Méier
Publicidade
Raramente estamos preparados para um óbito na família. Todos ficam num estado psicológico deprimente que não se permite negociar preços, discutir pagamentos. Até mesmo verificar os documentos para o sepultamento. Os valores de um funeral e sepultamento são realmente altos e a família nem sempre dispõe do dinheiro necessário para as despesas numa situação tão ímpar.
Os custos de um funeral básico começam a partir de uns R$ 5 mil reais e podem chegar até 3 ou 4 vezes mais deste valor. Sabemos o quanto é difícil dispor de uma quantia alta assim quando somos surpreendidos pela morte de um parente. Até mesmo por que muita das vezes, antes do óbito, a família já gastou muito com remédios e tratamentos médicos para evitar o falecimento.
No mercado existem diversos tipos de plano.
Publicidade
Geralmente são oferecidos urna funerária, ornamentos, preparação e transporte do corpo, cobertura das taxas, além de agilizar os trâmites para a retirada da certidão de óbito. Outros planos também oferecem convênios que prevêem descontos em serviços prestados por outras empresas.
O ideal é ficar com o que é essencial para o sepultamento como a urna,translado do corpo, documentação e etc. A maioria dos planos , é de cunho familiar, e cobre um grupo de pessoas. Funciona com uma taxa de adesão e mensalidades fixas reajustáveis anualmente e, se você quiser serviços adicionais, são incluídos separadamente. Mas é preciso ter atenção,observe sempre as carências que a proposta exige. 
Publicidade
Contratar um plano funerário vale a pena mas é necessário pesquisar bem antes de assinar o contrato. Verifique as empresas tradicionais do mercado, com anos de experiência e consulte também o Procon e os órgãos de crédito e a Receita Federal, para saber se as empresas estão livres de reclamações.