Dólar sobe e supera R$ 2,40 pela primeira vez em cinco meses
Banco Central prevê alta de 7,5% em tarifa de eletricidade
Por tamyres.matos
Rio - O dólar subiu 1,27% nesta sexta-feira e ultrapassou a marca de R$ 2,40 pela primeira vez em cinco meses. A alta aconteceu após o relatório Pimco recomendar cautela em investimentos no Brasil e em outras economias emergentes.Já a Bovespa fechou em queda de 1,99% a 48.320 pontos.
Mesmo as ações do Banco Central para reduzir o valor da moeda norte-americana não evitaram a alta expressiva. Na manhã de ontem, o órgão vendeu 4 mil contratos de troca cambial tradicional, equivalentes à venda futura de dólares, com vencimento em 1º de setembro. O BC também ofertou para 2 de maio, mas não vendeu nenhum.
Publicidade
INFLAÇÃO NO PAÍS
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, responsável por controlar a inflação no Brasil, prevê estabilidade nos preços do gás de botijão, da gasolina e da telefonia fixa no acumulado de 2014. A tarifa de eletricidade residencial, no entanto, deve subir 7,5%.
Publicidade
Os dados foram divulgados ontem e serviram de base para o comitê elevar a taxa básica de juros, a Selic, em meio ponto percentual, para 10,5%, na última reunião, em 14 e 15 de janeiro.
A inflação geral, entretanto, deve fechar 2014 acima da meta estabelecida pelo governo, de 4,5% pelo IPCA. Por isso, a política monetária deverá se manter “especialmente vigilante” durante este ano, de acordo com o Banco Central.