Por tamyres.matos
Rio - O consumidor tem nova referência para escolher veículo mais econômico e menos poluente na hora de comprar um carro. Trinta e seis marcas de automóveis aderiram voluntariamente ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), coordenado pelo Inmetro, ante às dez marcas participantes. Um dos modelos de melhor desempenho é o Novo Gol, que faz 13,9 quilômetros com um litro de gasolina, rodando na cidade.
A lista, com 496 modelos autorizados a usar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia em 2014, contempla informações sobre o consumo de combustível, o nível de emissões de CO2 (um dos gases responsáveis pelo efeito estufa) e de poluentes regulados pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) do Ibama.
Clique na imagem e confira os 30 veículos mais econômicosArte / O Dia

Ao se dirigir à concessionária, o consumidor pode visualizar a etiqueta no vidro do automóvel. Quem não estiver trocando de carro, mas quer saber como está seu veículo, clique aqui para saber mais sobre os dados sobre consumo. Ali, batas preencher as informações no quadro que logo aparecerão dados relacionadas ao modelo.

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A etiqueta define por cores e letras a economia do automóvel, sendo verde escuro (A) para o melhor desempenho, passando pelo verde claro (B), amarelo (C), ouro (D) e vermelho (E). No site também há dicas para economizar combustível, como planejar o itinerário; acelerar de modo gradativo; não esticar as marchas e trocá-las na rotação correta; além de desacelerar quando avistar o sinal vermelho.
Responsável pelo PBEV, Alexandre Novgorodcev informou que as empresas se deram conta de que o programa é uma oportunidade para divulgar o que há de melhor em seus produtos. “Elas não são obrigadas a participar, mas perceberam que se trata de uma parceria que no fim das contas, sai mais barato do que investir em marketing”, destacou.
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O especialista frisou que a adesão também foi impulsionada pelo Inovar Auto, que é um programa do governo federal que incentiva a fabricação de peças locais e visa aumentar a eficiência dos automóveis em até 13%.
“A imprensa automotiva também favoreceu o PBEV,Boa parte dos jornalistas usa a etiquetagem como referência nas matérias”, ressaltou.
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O mais importante, segundo ele, é que o brasileiro está se tornando um consumidor profissional. “A população se deu conta de que é preciso economizar”, disse, acrescentando que com isso, busca automóveis mais econômicos e menos poluentes, pois sabe que a longo prazo, vai poupar dinheiro e ter menos dor de cabeça, ressaltou o especialista.