Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - Entre os concursos que foram lançados nas últimas semanas, o da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) está entre os que mais vão oferecer vagas para o Rio de Janeiro. São 339 oportunidades no estado, de um total de 343. Ou seja, há apenas quatro vagas em outras localidades.
Todas são para cadastro de reserva em cargos dos níveis Médio e Superior. As remunerações são atrativas. Vão de R$ 2.345,15 (assistente) a R$8.445,75 (analista).

As inscrições já estão abertas e vão até 11 de fevereiro, no site da Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso. As provas serão realizadas em 6 de abril.
O diretor pedagógico da Academia do Concurso, Paulo Estrella, alerta os candidatos que a banca do Cesgranrio costuma aplicar provas que não valorizam a memorização. “Esse é um ponto interessante, principalmente se o conteúdo programático for muito extenso ou genérico”, avisa o especialista.

Matemática está entre as matérias mais difíceis para Maressa Souza Divulgação

Segundo o Estrella, as grandes dificuldades estarão nas interpretações das questões e na capacidade de o candidato associar o que está sendo pedido na questão ao que ele estudou ao longo da preparação. “Por isso, a importância de conhecer a banca e as questões que ela é capaz de produzir”, explica ele.

De acordo com Fernando Bentes, diretor do site Questões de Concurso, o candidato deve aproveitar seu tempo para fazer todas as provas passadas da EPE e estudar as disciplinas cobradas no edital em exames anteriores da banca da Cesgranrio.

Publicidade
Segundo Bentes, isso dará um mapeamento do que é cobrado, de como é o enfoque das perguntas e qual a orientação de resposta que a organizadora segue.

Ele diz que a Cesgranrio costuma fazer provas mais difíceis de inglês, mas não há uma cobrança tão complexa nas demais matérias. “A prova de Matemática deve conter gráficos, e a de Português, textos para interpretação”, orienta o diretor do site Questões de Concurso.

Coordenadora do site Gabarita Português, Lilian Furtado diz que as provas da Cesgranrio, em regra, abordam todos os conteúdos de Língua Portuguesa listados no edital. “A banca equilibra bem os assuntos cobrados com o número de questões”, informa a especialista.

Das chances para a capital do estado, 60 são para o cargo de Assistente Administrativo (Nível Médio) e 279 para analista, (Superior — em várias áreas).

As matérias mais difíceis

A candidata Maressa Souza, de 21 anos, conta que Matemática e Raciocínio Lógico são as matérias para as quais ela mais se dedica na hora de estudar para o concurso da EPE. “Como não tenho muita habilidade com números e contas, vou investir mais na preparação para essas matérias”, diz a candidata.
Publicidade
Aluna da Academia do Concurso, Maressa conta que estuda oito horas diárias em casa e mais três horas no curso. “Chego em casa por volta de uma da tarde e estudo até as 21h. Faço resumos de tudo o que eu aprendi na sala de aula. É um mecanismo que uso para assimilar melhor os conteúdos das matérias”, explica a jovem.
Jonatas Sampaio, de 22 anos, aluno do Universo do Concurso Público, por sua vez, está estudando há dois meses para a seleção da EPE. “Venho fazendo concursos desde 2013. Fiz as provas do Detran e para agente de Fazenda da Prefeitura do Rio e agora estou me dedicando ao concurso da EPE”, informa o jovem.
Publicidade
Publicidade