Por tamyres.matos

Rio - Uma grande dificuldade da maioria dos candidatos em concursos públicos é em relação a questões de interpretação de texto. Para ter sucesso na prova, o candidato deve, em primeiro lugar, identificar o que é solicitado no enunciado.

As organizadoras de concursos públicos gostam de candidatos que têm um bom poder de interpretação. Isso porque as bancas dão a chance de o concurseiro garantir bons pontos se souber interpretar as questões, o que acontecerá percorrendo todas as disciplinas da prova.

Caso a questão peça compreensão, o candidato deve se limitar apenas ao que está no texto. Se a prova pedir interpretação, a pessoa deve ir além e buscar o que está nas entrelinhas.
Para treinar, fazer provas antigas é fundamental.

Por Cláudia Jones

PERGUNTA E RESPOSTA

Eu estudo há quase um ano e meio para concursos. Mas em Língua Portuguesa, no quesito compreensão e interpretação de texto, tenho me dado muito mal. Quais são as dicas para que melhorar o meu desempenho nessa disciplina?
>Havana, Méier

Olá, Havana. Não há dúvida de que, cada vez mais, as organizadoras de concursos públicos gostam de candidatos que têm um bom poder de interpretação. Isso porque as bancas dão a chance de o concurseiro garantir bons pontos se souber interpretar as questões, o que acontecerá percorrendo todas as disciplinas da prova.

A Cespe/UnB, por exemplo, é uma banca que requer alto grau de interpretação em toda a prova. Portanto, saber analisar as questões acaba por se tornar um ponto favorável ao candidato, praticamente fundamental.

Mas, voltando à Língua Portuguesa, é importante esclarecer que compreender e interpretar são duas coisas muito diferentes. Compreender significa retirar do texto aquilo que foi explicitado, que está escrito.

Já interpretar significa inferir, deduzir, ou seja, concluir o que está fora do texto, se tornando uma avaliação muito pessoal para cada candidato. Por isso, verifique, antes de mais nada, o comando que a prova requer por cada questão e veja se pede compreensão ou interpretação.Se o comando trabalhar com a área de compreensão, vai se referir ao que está escrito no texto.

Uma importante dica é verificar os enunciados das questões. Os mais básicos, como “segundo o texto”, aparecem com frequência. Nesse caso, é preciso dizer exatamente o que está no texto.
No entanto, se o comando trabalhar com a área da interpretação, estará se referindo ao que o texto nos passa por meio do que está escrito literalmente na prova.

No mais, treine muito em casa, faça provas e, com certeza, na hora do seu exame será menos doloroso. Você fará com segurança e vai até gostar de fazer provas de Língua Portuguesa.
Bons estudos e rumo à aprovação!

Cláudia Jones é jornalista e especialista do site Questões de Concursos

Você pode gostar