Por thiago.antunes

Rio - O Consulado do Japão, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, oferece vagas de intercâmbio no país oriental para profissionais de ensino. O programa tem duração de um ano e meio: vai de outubro deste ano a março de 2016. A oportunidade é para professores regentes, diretores de escola, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais. As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de março, por meio do endereço www.rio.br.emb-japan.go.jp.

As passagens de ida e volta, além da estada, serão custeadas pelo governo do Japão. Os candidatos receberão ainda uma bolsa, cujo valor ainda será definido. Em 2013, o pagamento foi de 143 mil ienes por mês, o equivalente a cerca de R$ 3.357,64.

Consulado japonês oferece intercâmbio para professoresDivulgação / Marcelo Horn

A seleção será feita em duas etapas. A primeira está prevista para o dia 12 de março, no consulado, e constará de entrega da documentação, análise de currículo e do plano de pesquisa e de provas escrita de inglês e de japonês. Esta última pode ser entregue em branco, caso o candidato não tenha o conhecimento da língua. Há ainda uma entrevista.

Na segunda etapa da seleção, os aprovados farão a escolha da universidade que desejam visitar no Japão, e o Ministério da Educação do país vai fazer a orientação final. Nos seis meses em que os alunos ficarão no Japão, serão oferecidos cursos nas áreas de Gestão Escolar, métodos pedagógicos e em algumas áreas curriculares, como Matemática, Física, Química e Educação Física.

Os bolsistas farão também atividades práticas, como observação de sala de aula, participação em atividades educacionais especiais e viagens ao interior do Japão para pesquisas, além do curso de língua japonesa. Ao final do programa, os profissionais da rede vão receber um certificado. 

Para participar do intercâmbio no Japão, é preciso comprovar idade de até 35 anos com documento contendo foto. Não serão aceitos profissionais com dupla nacionalidade. É preciso ter cinco anos de experiência e estar interessado em aprender japonês na cultura local. Não é necessário ter conhecimento da língua japonesa, mas é exigido domínio do inglês.

Campanha salarial

Os técnicos-administrativos em Educação da UFRJ vão divulgar as prioridades de sua campanha salarial num bloco de Carnaval, no próximo dia 21. O desfile do Bloco do Sintufrj será nas avenidas da Cidade Universitária, no Fundão. A concentração será a partir das 14h na Praça da Isonomia, entre o Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza e o de Tecnologia.

Negociação

Entidades que compõem o Fórum Nacional em Defesa dos Servidores foram recebidas esta semana pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. Na pauta, estavam reivindicações da campanha salarial unificada do funcionalismo federal. A expectativa é que o deputado consiga intermediar a negociação com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Você pode gostar