Por thiago.antunes

Rio - Mais de mil oportunidades de trabalho e estágios em empresas serão oferecidas no Feirão Emprega Rio, que será realizado no dia 24, na Casa do Trabalhador, em Manguinhos. São vagas para atendentes, operadores de caixa, balconistas, auxiliares de serviços gerais, ajudantes de cozinha e entregadores, entre outras carreiras.

Casa & Vídeo, Parmê, Degrau Cultural, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e Senes são algumas das 20 instituições e empresas que farão cadastro e seleção de candidatos. O horário é das 9h às 16h. O secretário estadual de Trabalho e Renda, Sergio Romay, afirma que a Feira Emprega Rio é mais que uma porta de entrada para o mercado de trabalho.

Inscrições são para vagas como de balconista e auxiliar de serviçosDivulgação

Ele lembra que o trabalhador encontra nela cursos de capacitação profissional e uma ampla perspectiva de cidadania. “Nesse sentido, a Casa do Trabalhador serve de exemplo para outras comunidades, consolidando a ocupação social, com oferta de serviços e infraestrutura”, diz Romay. A Feira é organizada pelo grupo Essência Cultural em parceria com a Secretaria de Trabalho e Renda que oferecerá serviços como emissão da carteira de trabalho, cursos e palestras. Os interessados em participar da feira devem levar identidade e CPF.

Qualificação

Romay afirma que um dos objetivos da parceria entre o projeto Emprega Rio e a Casa do Trabalhador é complementar a qualificação feita pela secretaria. “Dessa forma, fortalecemos os serviços de cidadania e empregabilidade”, diz o secretário. 

Este ano, haverá mais dez feiras de empregos em favelas cariocas, como a Cidade de Deus, a da Maré, o Complexo do Lins e a Rocinha. “A feira de empregos é uma oportunidade única para os moradores dessas localidades”, diz Felippe Marques, idealizador do evento. 

Durante o evento, o trabalhador pode concorrer a vagas em diversas empresas, retirar carteira de trabalho e se inscrever em cursos, tudo em um só dia e local. Os candidatos devem se apresentar das 9h às 16h na Casa do Trabalhador de Manguinhos, na Avenida Dom Helder Câmara 1.184, no mesmo bairro. 

Esta semana, a Secretaria oferece 4.673 chances de trabalho no estado, com salários que vão de R$ 724 até R$ 4 mil, com a possibilidade de benefícios. Destaque para os setores de telemarketing, limpeza e construção civil. Também há vagas para portadores de deficiência.

Chances na Zona Oeste

O Senai Maracanã promove seminário para tirar dúvidas de alunos sobre cursos ligados à área da Indústria Criativa. É o Terças Sem Dúvidas, evento gratuito de orientação profissional que será realizado amanhã das 18h às 20h, na Rua São Francisco Xavier 417.

Um outro evento ligado à geração de empregos será no dia 17 de março. É o Empregabilidade em Movimento, na Cidade Deus, na Zona Oeste. Como nas últimas edições, a feira deve ter uma média de 32 empresas oferecendo vagas. O projeto inclui palestras, emissão de carteiras de trabalho e de segunda via de documentos, além de atendimento do INSS e participação de instituições com ações sociais gratuitas.

Você pode gostar