Por thiago.antunes

Rio - Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual nível de escolaridade escolher nos concursos. Sabemos que as seleções para Nível Médio exigem menos em conhecimento, mas, ao mesmo tempo, são muito mais concorridos. E é a este ponto que o candidato deve ficar atento.

Claro que existe uma nota mínima prevista no edital para que o concorrente seja classificado, mas o que vai importar é quantas pessoas sabem mais do que ele no processo, já que esses candidatos garantirão a vaga antes. A avaliação de que os concursos que exigem Nível Médio são mais fáceis tem gerado grande procura por essas provas, criando concorrência acirrada. É exatamente por isso que os candidatos devem tomar cuidado ao escolher o nível da prova. Veja abaixo mais dicas.

Pergunta e resposta

“Eu tenho Nível Superior em Administração, mas quero começar a fazer concursos de Nível Médio. Estou muito confusa, já que algumas pessoas me falam que essas provas são mais fáceis que as outras. No entanto, ao mesmo tempo, o salário inicial é muito inferior. Qual concurso você me aconselha a fazer? Luciana, Pilares

Olá, Luciana. Existe uma falsa sensação de que os concursos de Nível Médio são mais fáceis. Mas o que realmente acontece é que o conteúdo programático nesses casos é cobrado com menor profundidade, e o nível de exigência é mais baixo que nas seleções para candidatos com Nível Superior.

Entretanto, o que torna as provas mais fáceis ou mais difíceis de passar, com raras exceções, é a relação entre o número de candidatos e de vagas. Ou seja, a concorrência que o candidato terá que enfrentar na prova.

Existe, obviamente, uma nota mínima prevista no edital para que o candidato seja classificado, mas o que vai realmente importar é quantas pessoas sabem mais que ele no processo, pois essas garantirão a vaga antes daqueles que não estão preparados para fazer a prova.

Como a procura por concursos de Nível Médio é muito grande, a relação candidato/vaga segue a mesma lógica. O candidato terá muito mais concorrentes, e a probabilidade de ter mais pessoas que se prepararam melhor aumenta ao mesmo tempo.

Os candidatos que possuem formação intermediária só podem se inscrever nos concursos que exigem esse grau, em detrimento dos candidatos que têm Nível Superior, que podem se inscrever em ambas as seleções. Isso explicaria a procura desproporcional por concursos que cobram apenas o Nível Médio atualmente.

Já para os candidatos que têm curso superior, eu aconselho a buscar um concurso com vagas para o seu grau de instrução. Apesar de as disciplinas terem maior complexidade, a relação candidato/vaga para essas provas será muito menor. E isso facilita a aprovação do candidato, que terá menos concorrentes. Bons estudos!

Cláudia Jones é jornalista e especialista do site Questões de Concursos

Você pode gostar