Roqueiro projeta dirigível gigante

Vocalista do Iron Maiden desenvolve aeronave cujos voos podem durar até 21 dias, sem parar

Por thiago.antunes

Rio - Atrair dezenas de milhares de fãs para um show de rock é moleza. Agora, o desafio de Bruce Dickinson, vocalista da banda de heavy metal britânica Iron Maiden e piloto de avião, é colocar no ar a maior aeronave do mundo. O Airlander, dirigível com 92 metros de extensão (18 a mais que um Boeing 747-8, que leva em torno de 500 passageiros), é planejado para viajar em baixa altitude, usando pouco combustível, o que reduz as emissões de poluentes.

Roqueiro projeta dirigível giganteDivulgação

Segundo a empresa britânica de engenharia aeronáutica Hybrid Air Vehicles (HAV), junto à qual o cantor desenvolve o projeto, os voos poderão durar até 21 dias, sem parar. O dirigível emite poluição sonora mínima e pode pousar em qualquer lugar, até em desertos e no mar. A ideia é usar o gigante em causas nobres: ações de resgate e salvamento, e transporte de toneladas de ajuda humanitária para áreas de guerra ou desastres naturais. Mais ‘rock and roll’, impossível.

“É um divisor de águas em termos do que se pode ter e fazer no ar. Seu impacto ambiental é 70% menor que o de um avião de carga. Não requer pista de decolagem e pode transportar 50 toneladas para qualquer destino no planeta”, enfatizou Bruce, que vai pilotar o voo inaugural do Airlander, em 2016. Além de aviador e um dos melhores tenores do rock mundial, Bruce ainda se dedica a causas sociais: é um dos mantenedores de uma escola de pilotagem para deficientes físicos na Inglaterra.

Ivo Pitanguy em defesa da Amazônia

O cirurgião plástico e professor Ivo Pitanguy é o novo integrante do Conselho Benemérito do Instituto AF AmazonForever. O principal objetivo do AF é produzir e aplicar capital financeiro em ações sustentáveis nos estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão).

Boas ações em dia

As inscrições para o Prêmio Firjan de Ação Ambiental vão até dia 15, para empresas do Rio de qualquer porte. As categorias são: Água e Efluentes; Biodiversidade; Gestão das Emissões de Gases de Efeito Estufa; Gestão de Resíduos Sólidos; e Relação com Públicos de Interesse. Acesse: www.firjan.org.br/premioacaoambiental.

O projeto Galpão Aplauso aceita inscrições de jovens de 15 a 24 anos, até dia 17, para oficinas de teatro, dança, circo e artes no Santo Cristo. Há auxílio transporte e refeições. 2233-6648

O Estúdio Momento, na Gávea, recebe doação de livros infantis para a Creche Santa Terezinha. Quem participa ganha pôster temático de Páscoa, com foto feita no estúdio. Haverá sorteio entre os clientes, dia 16, de um ovo Ferrero de Luxe. Informações: 2239-8001.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia